sábado, 28 de outubro de 2006

A Massai Branca

Título original: Die Weisse Massai
País: Alemanha
Ano: 2005
Gênero: Drama
Duração: 131 min
Direção: Hermine Huntgeburth
Elenco: Nina Hoss, Jacky Ido, Katja Flint, Antonio Prester, Janek Rieke, Damaris Itenyo Agweyu, Barbara M. Ahren e Robert Dölle.

Sinopse: Carola Lehmann (Nina Hoss) está em férias no Quênia. Quando faltam poucos dias para retornar ela conhece Samburu (Jacky Ido), um guerreiro Lemalian que usa armas e roupas tradicionais. Fascinada, ela logo se apaixona. Carola decide cancelar o vôo de volta e mandar Stefan (Janek Rieke), seu namorado, retornar sozinho, enquanto ela própria percorre o Quênia tentando reencontrar Samburu. Baseado no livro autobiográfico de Corinne Hofmann.

Crítica: narra, de maneira sóbria e cronológica, a real e incrível saga de Carola, uma mulher suíça, de classe média alta, que passava as férias no Quênia em companhia do namorado até que, ao conhecer Lemalian (o estreante Jacky Ido, nascido em Burkina-Faso), um belo guerreiro negro da cultura queniana denominada Massai, ela se apaixona louca e imediatamente. O rapaz passa a ser uma obsessão na vida de Carola a ponto dela abandonar seu parceiro e se embrenhar pelos mais subdesenvolvidos caminhos africanos em busca de Lemalian.
A atração pelos opostos, de forma extrema, é uma das questões básicas levantadas por A Massai Branca: até que ponto são suportáveis os choques culturais vividos por uma européia branca de formação capitalista e um pastor de cabras africano que habita uma comunidade nas montanhas? Até onde pode chegar a determinação de uma pessoa disposta a abandonar todas as suas raízes por amor? Ou seria apenas uma obsessão? Uma vontade desesperada de mudança? O filme não pretende responder a estas questões irrespondíveis.
Talvez a opção da diretora pela narrativa mais simples e linear, sem ousadias cinematográficas, seja justamente a de deixar toda a perturbação apenas para a trama em si, que já é por si só enigmática e inacreditável, mesmo inspirada em fatos verídicos. De certa forma, esta simplicidade funciona: ‘A Massai Branca’ é um longa que mantém o interesse do espectador até a última cena, justamente por ser uma história bem contada.
Além disso, a fotografia não só capta a beleza do lugar como um pouco das tradições quenianas.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP