sábado, 23 de junho de 2007

Adeus, Meninos

Título original: Au Revoir les Enfants
País: França
Ano: 1987
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Direção: Louis Malle
Elenco: Gaspard Manesse, Raphael Fejto, Francine Racette, Stanislas Carré de Malberg, Philippe Morier-Genoud, François Berléand, François Négret, Peter Fitz, Pascal Rivet, Benoît Henriet, Richard Lebouef, Xavier Legrand e Irène Jacob.

Sinopse: França, inverno de 1944. Julien Quentin (Gaspard Manesse) é um garoto de 12 anos que frequenta o colégio Sr. Jean-de-la-Croix, que enfrenta grandes dificuldades devido a 2ª Guerra Mundial. Lá ele se torna o melhor amigo de Jean Bonnett (Raphael Fejto), um introvertido colega de classe que Julien, posteriormente, descobre ser judeu. A tragédia chega à escola quando a Gestapo invade o local, prendendo Jean, outros dois alunos e ainda o padre responsável pelo colégio.
Crítica: conduzido com extrema sensibilidade, mostra, por meio da amizade de dois garotos, as opressões sociais, a discriminação do anti-semitismo, o horror da guerra e a insensatez humana. Questionador, passa-nos a visão e a sensação que esses jovens no estágio de criança/adolescente vivenciam, durante a ascensão do nazismo nos anos 40. Numa situação bastante peculiar, a história se passa dentro de um seminário durante a Segunda Guerra Mundial. O drama, quase tragédia, é envolvente: são cruéis as tensões vividas pelos personagens, ainda mais para o menino que é judeu. Este vive uma inexprimível situação de pânico, está ali com nome falso e como foragido. O outro protagonista, de religião católica, junta sua forte personalidade e conquista seu colega perseguido. Não mais sozinho, encontra amizade e companhia, tudo que já tinha perdido de vista, até mesmo em relação à família com paradeiro desconhecido. Mas, infelizmente, os judeus ali escondidos são descobertos e levados pelos alemães. Os diálogos têm forte senso crítico. Um belíssimo filme, sem dúvida.
Avaliação: ****

Read more...

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Vitus

Título original: Vitus
País: Suíça
Ano: 2006
Gênero: Drama
Duração: 106 min
Direção: Fredi M. Murer
Elenco: Fabrizio Borsani, Teo Gheorghiu, Julika Jenkins, Urs Jucker, Bruno Ganz, Eleni Haupt, Kristina Lykowa, Tamara Scarpellini, Daniel Rohr, Norbert Schwientek, Heidy Forster, Daniel Fueter e Livia S. Reinhard.

Sinopse: Vitus é um garoto superdotado, que parece vindo de outro planeta. Ele tem o ouvido muito apurado, toca piano como um virtuoso e estuda enciclopédias desde os cinco anos de idade. Seus pais antecipam um futuro brilhante para ele. Esperam que ele se torne um exímio pianista. Mas o pequeno gênio prefere brincar com seu excêntrico avô na oficina dele, construindo planadores. Ao fazer um vôo numa das engenhocas, um dramático salto dará a Vitus o controle da própria vida.

Crítica
:
Avaliação: a conferir 

Read more...

terça-feira, 12 de junho de 2007

O Resgate de um Campeão


Título original: Resurrecting the Champ
País: EUA
Ano: 2007
Gênero: Drama
Duração: 112 min
Direção: Rod Lurie
Elenco: Samuel L. Jackson, Josh Hartnett, Kathryn Morris, Dakota Goyo, Alan Alda,   Rachel Nichols, Teri Hatcher, Kristen Shaw, Nixk Sandow, David Paymer e Peter Coyote.

Sinopse: o repórter esportivo Erik (Josh Hartnett), salva um sem-teto e acredita que ele seja Bob Satterfield (Samuel L. Jackson), uma lenda do boxe, que todos acreditavam estar morto. Assim, surge para o jovem a oportunidade de uma grande matéria, resgatando a história de um campeão. Esta jornada do ambicioso repórter transforma-se em uma viagem pessoal, na qual ele reexaminará sua própria vida e seu relacionamento com a família.

Crítica
: bem produzido, com direito a mocinhos e lições de moral sobre o que é politicamente correto – o estilo hollywoodiano. Aborda questões como família, educação, escolhas, carreira e ética.
Segue à risca a receita de um filme blockbuster. Atuações boas (a de Samuel Jackson poderia ser melhor) e algumas sequências com diálogos mais afiados.

Avaliação
: *** 

Read more...

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Não por Acaso

Título original: Não por Acaso
País: Brasil
Ano: 2007
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Direção: Philippe Barcinski
Elenco: Rodrigo Santoro, Leonardo Medeiros, Cássia Kiss, Letícia Sabatella e Graziella Moretto.

Sinopse: Ênio (Leonardo Medeiros) é um engenheiro de trânsito que, operando sinais, busca comandar o fluxo dos automóveis da cidade de São Paulo. Sua mania de controle reflete-se também em sua vida doméstica. O encontro com a filha, Bia (Rita Batata), faz com que ele se sinta sem o controle de tudo. Pedro (Rodrigo Santoro) é dono de uma marcenaria especializada na construção de mesas de sinuca. Meticuloso, possui uma visão peculiar do jogo de sinuca. Um acidente faz com que a vida de ambos tome rumos surpreendentes.
Crítica: um excelente filme foi visto por poucos, infelizmente. A história, que trata da importância que alguns minutos podem fazer em nossas vidas, poderia se passar em qualquer lugar do mundo. Pela primeira vez, um filme brasileiro feito sem mostrar as mazelas do país, e sim uma trama comum, de pessoas comuns, que pode acontecer com qualquer um e a qualquer momento. A narrativa envolve e, em seu contexto, ainda mostra duas profissões pouco conhecidas e uma bela fotografia da cidade de São Paulo. Recomendadíssimo!
Avaliação: ***

Read more...

O Mestre da Vida

Título original: Local Color
País: EUA
Ano: 2006
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Direção: George Gallo
Elenco: Armin Mueller-Stahl, Trevor Morgan, Ray Liotta, Charles Durning, Samantha Mathis, Tom Adams, Nancy Casemore, Julie Lott, Taso Papadakis, Ron Perlman, Diana Scarwid, David Sheftell e David Sosna.

Sinopse: John Talla (Trevor Morgan) é um talentoso e problemático estudante de artes de 18 anos que quer se tornar um grande artista. Ao conhecer Nicoli Seroff (Armin Mueller-Stahl), um genial pintor, ele insiste para que o velho mestre o ensine a pintar. Mas Seroff não só desistiu da arte, mas também da vida e quer ficar em paz. No entanto, Seroff convida John para passar uma temporada em sua casa da Pensilvânia. Juntos, eles dão um ao outro um precioso presente: o estudante aprende a ver o mundo através dos olhos do talentoso mestre e o mestre aprende a ver a vida atrvés dos olhos da inocência novamente.

Crítica
: baseado em uma história verídica, o filme convence, especialmente pelas ótimas atuações (Armim Mueller-Stahl está excelente) do elenco e pelos diálogos extremamente inteligentes e críticos.
O roteiro é perfeito no direcionamento das sequências (cada uma melhor que a outra) e a trama nos conduz a boas reflexões.
Além disso, ainda é um filme que transpira cultura. E a mensagem final não poderia ser melhor. Confira!  

Avaliação
: ****

Read more...

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Zodíaco

Título original: Zodiac
País: EUA
Ano: 2007
Gênero: Suspense policial
Duração: 158 min
Direção: David Fincher
Elenco: Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Anthony Edwards, Clea DuVall, Adam Goldberg, Dermot Mulroney e Chloë Sevigny.

Sinopse: história baseada numa investigação real sobre um serial killer que agiu em São Francisco (EUA) durante o final da década de 1960, deixando mensagens enigmáticas para os policiais que investigavam sua identidade obsessivamente. Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal) é um tímido cartunista editorial que descobre a intenção oculta do assassino; David Toschi (Mark Ruffalo) e William Armstrong (Anthony edwards) são os detetives do caso; e Paul Avery (Robert Downey Jr.), o repórter que também trabalha na investigação.
Crítica: bom, mas infelizmente foi um fracasso de bilheteira. Prolongado demais, excesso de detalhes (o diretor é um perfeccionista ao extremo) e um final inconcluso não colaboraram muito.
A quantidade de informações cansa um pouco. O espectador precisa ficar atento às datas, pois o filme começa em 1969 e vai saltando os anos até 1984, seguindo os quatro assassinatos e todas as cartas que o serial killer enviou para os jornais.
Na primeira hora de projeção, o filme é excelente. Isso porque, com San Francisco em pânico, vários loucos assumem a identidade do assassino e o serial killer podia estar em qualquer lugar, ou seja, a polícia luta contra um inimigo intangível, invisível e impalpável, que poderia estar em quatro cidades. As polícias batem cabeça (são tantas pistas e supeitos), a tecnologia deficiente na época não ajuda e a manipulação pela mídia só faz piorar. E é quando o diretor, utilizando-se de fotografias e imagens antigas, molda a cidade inteira em seu labirinto de terror, detalhando o crescimento fisico e econômico atrelado à escalada da violência, produzindo uma comunicação direta com o público. Faz de San Francisco uma personagem da película. Essa parte é brilhante.
Porém, do meio em diante, quando a solução para o desfecho começa a surgir, o longa decepciona.
Um filme mais enxuto teria agradado mais. Porém, vale conferir, já que baseado em fatos reais, sempre emociona.
Avaliação: ***

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP