sábado, 23 de junho de 2007

Adeus, Meninos

Título original: Au Revoir les Enfants
País: França
Ano: 1987
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Direção: Louis Malle
Elenco: Gaspard Manesse, Raphael Fejto, Francine Racette, Stanislas Carré de Malberg, Philippe Morier-Genoud, François Berléand, François Négret, Peter Fitz, Pascal Rivet, Benoît Henriet, Richard Lebouef, Xavier Legrand e Irène Jacob.

Sinopse: França, inverno de 1944. Julien Quentin (Gaspard Manesse) é um garoto de 12 anos que frequenta o colégio Sr. Jean-de-la-Croix, que enfrenta grandes dificuldades devido a 2ª Guerra Mundial. Lá ele se torna o melhor amigo de Jean Bonnett (Raphael Fejto), um introvertido colega de classe que Julien, posteriormente, descobre ser judeu. A tragédia chega à escola quando a Gestapo invade o local, prendendo Jean, outros dois alunos e ainda o padre responsável pelo colégio.
Crítica: conduzido com extrema sensibilidade, mostra, por meio da amizade de dois garotos, as opressões sociais, a discriminação do anti-semitismo, o horror da guerra e a insensatez humana. Questionador, passa-nos a visão e a sensação que esses jovens no estágio de criança/adolescente vivenciam, durante a ascensão do nazismo nos anos 40. Numa situação bastante peculiar, a história se passa dentro de um seminário durante a Segunda Guerra Mundial. O drama, quase tragédia, é envolvente: são cruéis as tensões vividas pelos personagens, ainda mais para o menino que é judeu. Este vive uma inexprimível situação de pânico, está ali com nome falso e como foragido. O outro protagonista, de religião católica, junta sua forte personalidade e conquista seu colega perseguido. Não mais sozinho, encontra amizade e companhia, tudo que já tinha perdido de vista, até mesmo em relação à família com paradeiro desconhecido. Mas, infelizmente, os judeus ali escondidos são descobertos e levados pelos alemães. Os diálogos têm forte senso crítico. Um belíssimo filme, sem dúvida.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP