sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Brilho das Estrelas

Título original: The Moon and the Stars
País: 2007
Ano: Hungria/Itália/Reino Unido
Gênero: Drama
Duração: 102 min
Direção: John Irvin
Elenco: Alfred Molina, Jonathan Pryce, Kristina Baumgarten, Catherine McCormack, András Bálint, Roberto Purvis, Rupert Friend, Joanna Scanlan, Surama de Castro, Ivano Marescotti, Niccolò Senni, Francesco De Vito, Pál Mácsai, Ignazio Oliva e András Márton.

Sinopse: o ano é 1939, a Europa passa pela Segunda Guerra Mundial. Apesar da tensão social, o produtor Davide Rieti (Alfred Molina) decide rodar um filme épico nos estúdios da Cinecittà. Nesta efervescente atmosfera, começam as filmagens, mas fora dos sets os protagonistas se apaixonam e procuram formas de escapar da realidade da guerra através do alcóol e das drogas. Porém, com a guerra batendo à porta, Rieti começa a sofrer pressão psicológica de todos os lados: governo, bancos e, principalmente, a imprensa, que descobre que o produtor vive uma relação homossexual. Rodeado pelo escândalo sexual e político, o grande épico é ameaçado pela polícia secreta. Porém, determinados a continuar e a enfrentar a ameaça da polícia, Rieti e seu elenco decidem concluir o filme, em apenas uma noite, e com um final sublime.

Crítica: o diretor tenta retratar a efervescente atmosfera do momento. O governo de Mussolini está pronto para assinar um pacto com Hitler. Roma é o centro da grande política dividida entre a democracia ocidental e o Fascismo Italiano. Apesar desta política e da tensão social, um ousado diretor tenta finalizar sua película.
O roteiro desenvolve-se com fluidez e passando ao espectador o clima perverso em que todos viviam: medo, traições, desconfiança.
A interpretação de Molina é boa como sempre. Mas não se pode dizer o mesmo de todo o elenco.
Um filme interessante sobre como a arte saiu perdendo com a guerra.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP