quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A Solução Final

Título original: Eichmann
País: Hungria/Reino Unido
Ano: 2007
Gênero: Drama, guerra, histórico
Duração: 100 min
Direção: Robert Young
Elenco: Thomas Kretschmann, Troy Garity,Franka Potente, Stephen Fry, Ilona Kassai, Tilly O'Neil, Kerstin Sekimoto e Dénes Bernáth.

Sinopse: capturado pelo serviço secreto da Argentina quinze anos após o final da Segunda Guerra Mundial, Eichmann era o homem mais procurado do mundo. Em seus testemunhos ele relata ter sido o arquiteto do plano chamado de ‘Solução Final de Hitler’. Enquanto todos aguardavam pela condenação do executor chefe nazista, o capitão israelense Avner Less, cujo próprio pai falecera em um campo de concentração, é o responsável pela dura tarefa de arrancar toda a verdade de Eichmann. O resultado desta batalha mental entre dois homens e o passado foi a transformação de toda uma nação.

Crítica: baseado nas confissões finais feitas por Adolf Eichmann, o longa-metragem conta os horrrores praticados por Hitler e seus comandados contra os judeus durante a 2ª Guerra Mundial a partir dos relatos que Eichmann fez aos interrogadores depois de ser localizado na Argentina e levado para Israel, onde acabou enforcado.
"A Solução Final" mostra a frieza com que o nazista cumpria as ordens superiores e, mais do que isso, o prazer que sentia em subjugar os judeus.
Retrata, também, um homem covarde, incapaz de admitir os crimes que cometeu, insistindo durante todo o tempo que apenas fez o que fez porque cumpria ordens. No entanto, a maneira como Avner Less (o interrogador de Eichmann) confronta os fatos com a versão do nazista vai revelando, aos poucos, as farsas do alemão até chegar em um determinado momento em que é impossível negar os crimes cometidos.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP