quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Luz Silenciosa

Título original: Stellet Licht
País: Alemanha/Holanda
Ano: 2007
Gênero: Drama
Duração: 127 min
Direção: Carlos Reygadas
Elenco: Elizabeth Ferr, Jacobo Klassen, Maria Pankratz, Miriam Toews, Cornelio Wall e Peter Wall.

Sinopse: conta a história de um menonita chamado Johan, que é casado e vive ao norte do México. Os menonitas defendem o pacifismo radical e rejeitam o progresso, mas a comunidade de Johan é mais moderada. Eles usam carros e os benefícios da medicina moderna, mas ainda se recusam a utilizar comunicações com o exterior, como telefone ou internet. Neste ambiente Johan se apaixona por outra mulher, contrariando as leis de sua religião.

Crítica: o café da manhã de uma família de feições européias que fala um dialeto entre o alemão e o holandês. É assim que começa o filme.
O silêncio é constante na trama. Deduzimos que são religiosos, pela longa prece em silêncio antes da refeição, e que o pai da família sofre. Sofre sozinho, na ausência dos muitos filhos, mas com a solidariedade de sua esposa.
Em seguida, descobrimos a razão de sua dor: ele está apaixonado por outra mulher. Pela forma isolada em que vive, princípios, religião e pelo apego à família não entende o que se passa. Ele até ouve os conselhos do pai, bastante rígido. Não há nenhum escândalo aí. Desde o início o o homem contou à esposa sobre a amante, e ele tenta equacionar o triângulo com racionalidade.
Por fim, ele não larga a esposa e os filhos, contudo um repentino acontecimento o deixará transtornado.
Outra surpresa é onde se passa a trama, no Norte do México, e não em um país nórdico, como era de se imaginar pela língua falada.
No fundo há uma religiosidade, que está passando por uma provação, e esse é o grande tema do filme. A história não é de separação, e sim de conformação.
O problema da película está na exploração muito lenta dessa vida familiar. O espectador precisa ser mais paciente para vê-la.
Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP