quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Poucas Cinzas - Salvador Dalí

Título original: Little Ashes
País: Reino Unido/Espanha
Ano: 2008
Gênero: Drama
Duração: 112 min
Direção: Paul Morrison
Elenco: Robert Pattinson, Javier Beltrán, Marina Gatell e Matthew McNulty.

Sinopse: em 1922, Madri se vê em plena revolução cultural por conta das mudanças de valores provocadas pelo jazz, as ideias de Freud e a avant-garde. Nesse mesmo ano, aos 18 anos, Salvador Dalí (Robert Pattinson) entra para a faculdade determinado em se tornar um grande artista. Sua incomum mistura de timidez e exibicionismo faz com que a elite social da universidade volte suas atenções ao jovem estudante, como Federico Lorca (Javier Beltran) e Luis Buñuel (Matthew McNulty). O filme acompanha a relação travada entre esses tão importantes artistas contemporâneos.

Crítica: o filme sobre Salvador Dalí deixa a desejar. Robert Pattinson até esforça-se para encarnar o personagem protagonista, mas não convence. Aliás, quem se destaca na trama e até rouba a cena é Javier Beltrán, que interpreta Federico García Lorca.
Resultado: o filme fica dividido entre os dois personagens e acaba não fazendo um bom trabalho: nem a biografia de um nem de outro. Essa divisão quebra o ritmo da história que perde tempo com cenas bobas, sem profundidade.
Apesar de ser uma biografia, o diretor não soube aproveitar o material que tinha e insistiu na exploração das relações homossexuais de Salvador Dalí, como se isso fosse relevante para seu trabalho. Relevante é a importância, a influência e o impacto de sua obra para os artistas da época. Sua sexualidade é um detalhe.
Uma direção fraca e um roteiro impreciso. Uma lástima!

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP