terça-feira, 17 de março de 2009

Batman – O Cavaleiro das Trevas

Título original: The Dark Knight
País: EUA
Ano: 2008
Gênero: Aventura, ação
Duração: 144 min
Direção: Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Michael Caine, Heath Ledger, Gary Oldman, Aaron Eckhart, Maggie Gyllenhaal e Morgan Freenam, Gary Oldman, Eric Roberts, Michael Jai White, Nestor Carbonell e Nathan Gamble.

Sinopse: Batman consolida sua luta contra o crime e, com a ajuda do Tenente Jim Gordon e do promotor Harvey Dent, acaba com diversas organizações criminosas de Gotham City. A parceria se mostra eficaz, mas logo eles se deparam com um reino de caos que aterroriza a cidade, gerado pelo genial criminoso conhecido como Coringa.
Crítica: a cada filme do Batman, novas invenções e mudanças. Esta versão é mais diurna de todas. Algumas das cenas mais importantes para o desenrolar da trama acontecem durante o dia, sob raios de sol. O contraste com a situação final provocada pelo maior vilão – o Coringa –, vivido com intensidade por Heath Ledger, faz com que sua descida ao inferno seja ainda mais sensível, e nos prepara para o mundo sombrio que nos aguarda num terceiro episódio.
A criação de Ledger para o Coringa supera a de Jack Nicholson (Antes de Partir) no primeiro longa-metragem, o de 1989, e se confirma como o grande vilão enfrentado pelo herói no cinema, superior até que o Pingüim imortalizado por Danny DeVito (Irmãos Gêmeos) em Batman Returns. Não seria exagero dizer que a concepção de Ledger faz com que o Coringa já se insira entre os grandes vilões de toda a história do cinema. Suas motivações e seus rompantes de sarcasmo o transformam num ser que provoca, nem que seja por míseros segundos, um pouco de simpatia do espectador. Os coadjuvantes também estão ótimos.
Para os fãs, é mais um para colecionar.
Curiosidade: vencedor de duas categorias no Oscar de 2009: Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger) e Melhor Edição de Som.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP