segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Um Doce Olhar

Título original: Bal
País: Alemanha/Turquia
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Direção: Semith Kaplanoglu
Elenco: Erdal Besikçioglu, Tülin Özen e Alev Uçarer.

Sinopse: um garoto turco (Yusuf) ajuda o pai apicultor, que guarda as colmeias nos galhos mais altos da floresta. Até que um dia o pai parte.

Crítica: grande vencedor do Festival de Berlim, tem uma direção acertada e segura, sem contudo ter sido feito para agradar as massas.
Tudo se passa pelos olhos de Yusuf, um menino introvertido, mas bastante carismático. Dizer que o filme não existiria sem ele não é exagero. A escolha foi exata.
O enredo não tem reviravoltas, nem grandes acontecimentos e o protagonista tem poucas falas, justamente por sua personalidade reservada. No entanto, nem por isso a história perde sua força. Bem conduzida do início ao fim, mostra o tipo de vida simples que sua família leva, as tradições, o amor ao pai, o apego às coisas simples da vida, a admiração pelas belezas da terra; tudo com de forma sutil e singela.
E a fotografia deslumbrante só completa o conjunto da obra. Recomendo!

Avaliação: ****

Read more...

Feliz Natal

Título original: Joyeux Noël
País: França/Alemanha/Reino Unido
Ano: 2005
Gênero: Drama
Duração: 94 min
Direção: Christian Carion
Elenco: Daniel Brühl, Diane Kruger, Benno Fürmann, Dany Boon, Guillaume Canet, Alex Ferns, Gary Lewis, Stevern Robertson, Lucas Belvaux, Bernard Le Coq, Ian Richardson, Christopher Fulford, Robin Laing e Joachim Bissmeier.

Sinopse: Natal de 1914, em plena 1ª Guerra Mundial. A neve e presentes da família e do exército ocupam as trincheiras francesas, escocesas e alemãs, envolvidas no conflito. Durante a noite os soldados saem de suas trincheiras e deixam seus rifles de lado, para apertar as mãos do inimigo e confraternizar o Natal. É o suficiente para mudar a vida de um padre anglicano, um tenente francês, um grande tenor alemão e sua companheira, uma soprano.

Crítica: a filmografia relacionada às duas grandes guerras do século passado é numerosa e, normalmente, dentro de um padrão: mostra-se homens de um dos lados da batalha sofrendo as consequências – físicas e psicológicas – provenientes do cenário de barbárie.
‘Feliz Natal’, produção indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2006, investe em uma abordagem diferente, aproveitando-se de uma fantástica história real acontecida nas trincheiras, no Natal de 1914.
Em algum lugar da França durante a Primeira Guerra Mundial, franceses e escoceses tentavam impedir o avanço do exército alemão. Em meio à batalha, os soldados dos três exércitos encontraram momentos para celebrar o Natal. No lado escocês, um padre chamado Palmer iniciou uma cantoria de músicas típicas com seus homens. A resposta alemã foi à altura, com o tenor – agora soldado – Sprink cantando músicas natalinas. Em pouco tempo, os comandantes dos três exércitos acordaram um cessar-fogo para a noite de Natal, promovendo a confraternização entre os soldados.
Trata-se de uma história edificante sobre o melhor lado da natureza humana. É extraordinário – e, a certo ponto, reconfortante – saber que os fatos descritos no filme aconteceram de fato em não apenas uma, mas em diversos locais dos campos de batalha naquela noite. Mais do que uma produção anti-belicisita, Feliz Natal é uma obra universal, capaz de atingir a todos por sua mensagem de esperança e solidariedade.
A direção é certeira, ao não forçar os melodramas e deixar a história falar pos si só. Os soldados vêem-se em dilemas nos quais não haviam entrado até então. Como continuar a guerra após descobrir que o inimigo é igual? Como prosseguir matando quando se tem a noção de que não existem monstros do outro lado, mas seres humanos com desejos e sonhos?
O que realmente emociona é a grandiosidade do acontecimento e da atitude de todos aqueles homens e não o drama pessoal de alguns deles.
Filmado com apurado senso estético na construção de seus quadros e uma belíssima fotografia, o longa começa de maneira inteligente, estabelecendo um interessante contraponto a tudo aquilo que o espectador assistirá em seguida. Logo na primeira cena, Carion realiza uma montagem com três crianças – uma francesa, uma escocesa e uma alemã – em sala de aula, destacando a forma como aprendem a cultivar o ódio pelo “inimigo” desde a infância.
Bem dirigido e interpretado, o filme merece ser visto por sua mensagem de alento e esperança. Mesmo nos momentos mais difíceis, basta um pouco de boa vontade para que o ser humano consiga encontrar seu lado bom.

Avaliação: ****

Read more...

domingo, 29 de agosto de 2010

Garfield – Um Super-Herói Animal

Título original: Garfield Pet Force
País: Coreia do Sul
Ano: 2009
Gênero: Animação
Duração: 83 min
Direção: Mark A. Z. Dippé
Elenco: -

Sinopse: a vilã Vetvix apodera-se de uma arma capaz de misturar características físicas entre pessoas e coisas. Por essa razão, torna-se necessária a ajuda da força animal.

Crítica: em 3D, a fita é feita para crianças de, no máximo, 10 anos. Sem surpresas, a trama segue a receita de conteúdo e valores destinados a tal faixa etária.

Avaliação: **

Read more...

domingo, 15 de agosto de 2010

Tempos de Tormenta – Churchill em Guerra

Título original: Into the Storm – Churchill at War
País: Reino Unido
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 98 min
Direção: Thaddeus O’Sullivan
Elenco: Brendam Gleeson, Janet McTeer, Iain Glen, James D'Arcy, Len Cariou, Bill Paterson e Patrick Malahide.

Sinopse: por cinco anos, o Primeiro Ministro Winston Churchill guiou sua nação sitiada através dos horrores da Segunda Guerra, talvez desempenhando, sozinho, o mais importante papel no combate ao nazismo. À medida que ele resistiu corajosamente em um dos palcos mais relevantes do combate, sua intrépida liderança e famosa retórica inspiraram milhares de ingleses e outros membros do mundo livre, a lutarem contra a Alemanha de Hitler até seu amargo fim. Então, por que o país que ele manteve unido com tanta dedicação virou as costas para ele logo após a vitória aliada?

Crítica: mostra o processo que fez de Churchill um grande líder em tempos de guerra e, depois, o enfraquecimento da sua carreira política e até do seu casamento.
O interessante do filme é a revelação do lado íntimo, pouco conhecido. Retrata como lidava com autoridades, familiares e empregados. Apresenta seus vícios, sua exaustiva jornada de trabalho, sua excelente oratória, seu humor, enfim, todas as virtudes e defeitos.
Brendan Gleeson está bem no papel, mas o convencimento de que é o primeiro-ministro do Reino Unido fica mais por conta da história em si do que por sua atuação.
Muito instrutivo e esclarecedor. Merece ser visto.

Avaliação: ***

Read more...

Batalha por T.E.R.A.

Título original: Battle for T.E.R.A
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Animação
Duração: 85 min
Direção: Aristomenis Tsirbas
Elenco: vozes de: Evan Rachel Wood, Brian Cox, Luke Wilson, Justin Long, Dennis Quaid, David Cross, Chris Evans, Amanda Peet e James Garner.

Sinopse: Maia é uma adolescente que vive num bonito e pacífico planeta. O que ela e seus amigos não sabem é que os últimos habitantes da Terra esgotaram seus recursos e agora buscam um novo lugar para habitar. Os humanos descobrem que o planeta de Maia pode ser uma solução, mas os nativos não suportarão as mudanças que serão necessárias e a raça acabará. Quando os terráqueos invadem o planeta, o pai de Maia é seqüestrado e ela rapta um piloto acidentado. Enquanto cuida dele, os dois se tornam amigos e criam um plano que poderia salvar as duas raças.

Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

sábado, 14 de agosto de 2010

Karatê Kid

Título original: Karate Kid
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Ação
Duração: min
Direção: Harald Zwart
Elenco: Jaden Smith, Jackie Chan, Taraji P. Henson, Ralph Macchio e Pat Morita.

Sinopse: Dre Parker (Jaden Smith), um garoto de 12 anos que poderia ser o mais popular de Detroit, mas a carreira de sua mãe acaba os levando para a China. Imediatamente, Dre se apaixona pela sua colega de classe Mei Yin, porém as diferenças culturais tornam essa amizade impossível. Pior ainda, os sentimentos de Dre fazem com que o brigão da sala e prodígio do kung fu Cheng torne-se seu inimigo. Na terra do Kung Fu, Dre conhece apenas um pouco de karatê e Cheng irá mostrar ao "Karatê Kid" que seus conhecimentos não valem nada. Sem amigos numa nova cidade, Dre não tem a quem recorrer, exceto o zelador do seu prédio Mr. Han (Jackie Chan), que é secretamente um mestre de kung fu. À medida que Han ensina Dre que o kung fu é muito mais que socos e habilidade, e sim maturidade e calma, Dre percebe que encarar os brigões da turma será a aventura de uma vida.

Crítica: um remake rejuvenescido, mas sem aquela mesma essência japonesa.
A nova versão mantém o argumento do original. Porém, a idade do protagonista passa de 17 para 12 anos, a ação é transferida para Pequim e o seu nome em essência é alterado, já que tudo gira em torno do kung-fu e não do karatê. Na China, o filme será chamado de "Kung-fu kid".
A única referência ao karatê aparece no início da história, quando o menino tenta se defender de um ataque com seu pouco conhecimento dessa arte marcial japonesa, que não lhe servirá de nada. Por isso, ele terá que aprender kung-fu. Com a ideia, o diretor quis homenagear o filme de 1984.
Avaliação:***

Read more...

Os Mercenários

Título original: The Expendables
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Ação
Duração: 104 min
Direção: Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Giselle Itiê, Bruce Willlis, Brittany Murphy, Randy Couture, David Zayas, Steve Austin e Mickey Rourke.

Sinopse: um grupo de mercenários, classificados como dispensáveis, é reunido para combater um ditador na América Latina. Seus integrantes têm como marca registrada uma tatuagem, na qual está escrito The Expendables.
Curiosidade: parcialmente gravado no Brasil.

Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

O Aprendiz de Feiticeiro

Título original: The Sorcerer's Apprentice
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Ação, aventura
Duração: 109 min
Direção: Jon Turteltaub
Elenco: Nicolas Cage, Monica Bellucci, Alfred Molina, Jay Baruchel, Teresa Palmer, Toby Kebbell, Omar Benson Miller, Peyton List, Jake Cherry, Robert Capron, Jabari Gray, Nicole Ehinger, Owen J. Murphy e Manish Dayal.

Sinopse: Balthazar Blake (Nicolas Cage) é um feiticeiro que reside em Manhattan. Para defender sua cidade de seu maior inimigo, Maxim Horvarth (Alfred Molina), ele recruta um jovem, Dave Stutler (Jay Baruchel) para ser seu aprendiz. Balthazar inicia um curso com o jovem Dave para ensinar as habilidades da ciência da magia. O Plano de Balthazar é unir poderes para proteger sua cidade, e o jovem terá um papel importante na luta incessante contra seu inimigo.

Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

Destinos Ligados

Título original: Mother and Child
País: Espanha/EUA
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 125 min
Direção: Rodrigo García
Elenco: Naomi Watts, Samuel L. Jackson, Annette Bening, Kerry Washington e Cherry Jones.

Sinopse: três mulheres vivem histórias diferentes ligadas por um único tema: a adoção. Elizabeth (Naomi Watts) é uma advogada inteligente e bem-sucedida que usa seu corpo para conseguir o que quer, e é através do seu charme que ela inicia um romance com o chefe (Samuel L. Jackson). Karen (Annette Bening) é uma profissional da saúde, muito sensível e amável, mas que esconde este seu jeito humano e vive amargurada. Isso porque ela engravidou aos 14 anos, entregou a filha Elizabeth para adoção há quase 40 anos e não supera a dor por ter tomado esta decisão. Lucy (Kerry Washington) é uma mulher casada que não consegue engravidar e resolve recorrer à adoção para ter a família que tanto deseja.

Crítica: o filme aborda temas polêmicos, como adoção, preconceito e religião. Até aqui nada de novo, afinal muitos outros já focaram esses assuntos em suas obras. Mas aqui o roteiro inteligente destaca-se. Sem dramalhões, retrata cruamente a vida de três mulheres em situações e decisões difíceis de tomar.
As atuações são outro ponto forte do longa, sobretudo a de Annette Benning.
A história comove, trazendo inúmeras reflexões à tona. Vale a pena conferir.
Avaliação: ***

Read more...

Os Inquilinos

Título original: Os Inquilinos
País: Brasil
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Direção: Sérgio Bianchi
Elenco: Cássia Kiss, Marat Descartes, Caio Blat, Ana Carbatti e Fernando Alves Pinto.

Sinopse: durante os dias de atentado do PCC em São Paulo, a realidade de uma família de periferia é alterada com a chegada de três jovens barulhentos que alugam a casa vizinha.

Crítica:
Avaliação:

Read more...

domingo, 8 de agosto de 2010

A Origem

Título original: Inception
País: EUA/Reino Unido
Ano: 2010
Gênero: Ação
Duração: 145 min
Direção: Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Ellen Page, Cillian Murphy, Joseph Gordon-Levitt, Ken Watanabe, Michael Caine e Tom Berenger.

Sinopse: Don Cobb (DiCaprio) é especialista em invadir a mente das pessoas e, com isso, rouba segredos do subconsciente, especialmente durante o sono, quando a mente está mais vulnerável. As habilidades únicas de Cobb fazem com que ele seja cobiçado pelo mundo da espionagem e acaba se tornando um fugitivo. Como chance para se redimir, Cobb terá que, em vez de roubar os pensamentos, implantá-los. Seria um crime perfeito. Mas nenhum planejamento pode preparar a equipe para enfrentar o perigoso inimigo que parece adivinhar seus movimentos. Somente Cobb é capaz de saber o que está por vir.

Crítica: a ideia do filme é boa, mas faltou conteúdo para prender a atenção do espectador do início ao fim. Além disso, a duração do longa não ajuda; excessivamente longo, incomoda quem o está assistindo.
As atuações são boas e os efeitos visuais e especiais são impressionantes, nada deixando a desejar nesse aspecto, talvez por isso mesmo acabem tornando tudo tão distante e surreal.
Se a intenção era mostrar que o sonho poderia ser a realidade dos personsagens, não funcionou.
Recompensador no longa foi ouvir, de vez em quando, a linda voz de Piaf, em sua canção: “Non, Je ne Regrette Rien”.

Avaliação: ***

Read more...

400 Contra 1 – A História do Comando Vermelho

Título original: 400 Contra 1 – A História do Comando Vermelho
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Ação
Duração: min
Direção: Caco Souza
Elenco: Daniel de Oliveira, Daniela Escobar, Negra Li, Anderson Jader, Branca Messina, Rodrigo Brassoloto, Felipe Kannenberg, Fabrício Bolivera, Jefferson Brasil, Lui Mendes, Ed Canedo, William Jonser e Jonathan Azevedo.

Sinopse: baseado em fatos reais. O surgimento do Comando Vermelho, poderosa organização criminosa do país, criada no Instituto Penal Cândido Mendes, o Presídio da Ilha Grande, no auge da ditadura militar, através dos olhos de William da Silva Lima (Daniel de Oliveira), famoso assaltante de banco. Enquandrado na Lei de Segurança Nacional, o assaltante é encaminhado para o presídio, o que lhe proporciona um elucidativo convívio com os presos políticos, de uma forma ou outra, encarcerados sob o mesmo regime de exceção e segurança que ele.

Crítica: baseado no livro autobiográfico homônimo, de William da Silva Lima, a trama se passa entre 1971 e 1980, respectivamente, os anos em que o futuro Comando Vermelho (CV) começou a se organizar no presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, e em que realizou os assaltos a banco que tornaram a facção conhecida no noticiário. Silva Lima, o Professor, interpretado por Daniel de Oliveira (em performance perfeita), é quem articula as bases do que o CV transformaria em lema: Paz (não trazer diferenças da rua para a prisão), Justiça (olho por olho, dente por dente) e Liberdade (a fuga como objetivo principal). Tudo isso é contado por meio de idas e vindas e flashbacks.
O filme aproveita um período fundamental da história criminal do país – os anos em que os futuros CVs dividem espaço com presos políticos na Ilha Grande durante da ditadura – para antepor a "ética" dos presos comuns à falta de escrúpulos da repressão.
O problema maior é que, enquanto outros filmes recorrem a uma reflexão sobre a sociedade brasileira, ‘400 Contra 1’ se contenta em um usá-lo para glamorizar William e seu comando.
Mas, enfim, é bem dirigido e tem um roteiro eficiente. E a atuação de Daniel de Oliveira é responsável pelo sucesso da obra. Pena que nem todos os atores acompanhem o seu talento.
Curiosidade: a última cena a ser filmada exigiu o corte de cabelo de dezenas de atores e figurantes, retratando o momento que registra um protesto de detentos em defesa de um companheiro, humilhado por um corte de cabelo. Tudo foi tão envolvente que até o diretor Caco Souza entrou no clima, virou figurante, e teve seu cabelo raspado também.

Avaliação: ***

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP