sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Manda-Chuva - O Filme

Título original: Top Cat (3D)
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Animação
Duração: 90 min
Direção: Alberto Mar
Elenco: -

Sinopse: conta a história de um gato malandro, que vive nas num beco de Manhattan, na cidade de Nova York. Ele apronta várias confusões com sua turma de gatos (Bacana, Espeto, Gênio, Xuxu e Batatinha) e sempre acaba prejudicando o Guarda Belo, que acaba tentando impedir os planos dessa turma. Baseado na clássica série de animação produzida pela Hanna-Barbera Productions, na década de 60.

Crítica
: ao mesmo tempo em que dialoga com as novas tecnologias, conceitual e esteticamente (o filme também está disponível em versão 3D), a animação mantém os principais traços dos personagens. Manda-Chuva, líder do bando de gatos molambentos, escorrega como manteiga das mãos do Guarda Belo, que não deixa de ser um inocente fiel à força policial.
Até mesmo a sequência de abertura do desenho na televisão foi incorporada pelo roteiro do filme, com o gato atrevido andando “dentro” de uma limusine, acompanhado ao som da canção Top Cat. Manda-Chuva continua dando de gorjeta uma nota ou uma moeda amarrada à sua roupa, que obviamente não ficará na mão do garçom.
Não existe um texto tão genuíno quanto o da série: “Pela lei dos felizardos, nós estamos ricos”. Mas existe ali uma habilidade mínima em manter-se fiel a uma essência. Por exemplo, uma sequência que faz citação ao primeiro episódio da série, quando Batatinha executa uma suposta dança havaiana.
Citações não faltam: num passe de mágica, o roteiro coloca na mesma sequência uma referência a King Kong e Robocop. Ainda sobram comentários sobre os gangsteres à Al Capone, Focault, Rodin e Platão.
Claro que para uma criança que ainda está aprendendo que a rebeldia comportada de Manda-Chuva é amadorística, essas nuances passarão despercebidas.
Não tem a divertida dublagem de Lima Duarte, mas a turma toda está lá: Bacana, Chu-Chu, Gênio, Espeto e Batatinha, além do felino mais atrevido.

Avaliação
: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP