domingo, 10 de setembro de 2017

O Jantar (The Dinner)

País: EUA
Ano: 2017
Gênero: Suspense
Duração: 121 min
Direção: Oren Moverman
Elenco: Richard Gere, Laura Linney, Steve Coogan, Rebecca Hall, Chloë Sevigny, Charlie Plummer e Adepero Oduye.

Sinopse: dois casais se encontram em um elegante restaurante de Amsterdã. Enquanto a comida vai e vem, eles começam a conversar, passando por banalidades da vida até assuntos mais complicados. A discussão chega ao seu limite quando falam sobre seus filhos adolescentes, dois rapazes que estão envolvidos em uma complicada investigação policial.

Crítica: “O Jantar” não é um filme fácil de assistir: tem uma duração longa e muitos diálogos, e é muito duro na crítica às novas gerações, mergulhadas na alienação.
No entanto, para o público que gosta de um bom debate em cena, o longa pode ser uma agradável surpresa.
Maduro e contundente em suas críticas, ele vai fundo na educação dos filhos por pais também alienados, ausentes, inconsequentes e incapazes de dar o bom exemplo.
O resultado pode ser desastroso e irreversível. Os valores morais parecem não existir. O respeito é coisa do passado. O dinheiro parece comprar e dissimular tudo. E a morte soa banal.
A conversa amarga entre os dois casais (Steve Coogan como um dos pais protagonistas rouba a cena) traz à tona crimes cometidos pelos filhos e, apesar da aparente discussão ética e dos discursos humanistas de uma das partes, as ações tomadas pelos genitores chocam ao extremo até o último minuto do filme. Surpreende vermos que quem mais questionava o fato do filho ser acobertado tomar uma decisão mais drástica ainda.
A trama denigre o que se pode chamar de adulto, de correto, de honesto, de justo.

Avaliação: ***

Read more...

Sámi Blood

País: Suécia
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Amanda Kernell
Elenco: Lene Cecilia Sparrok, Mia Erika Sparrok, Maj Doris Rimpi, Hanna Alström e Julius Fleischandrl.

Sinopse: Elle Marja (Lene Cecilia Sparrok), de 14 anos, é uma garota da etnia sámi. Exposta ao racismo dos anos 1930 e a exames biológicos em seu colégio interno, ela passa a sonhar com outra vida. Para alcançá-la, a jovem tem que se tornar outra pessoa e cortar todos os laços com sua família e sua cultura.

Crítica: “Sámi Blood”, além de nos apresentar uma crítica à sociedade preconceituosa e todos os seus valores preconcebidos, nos retrata uma comunidade pouco conhecida – a etnia sámi, na Suécia.
Vivendo à parte, a discriminação é tão gritante que se recorre aos mesmos métodos de separação do nazismo, quando o quesito é a inteligência. Com medições absurdas, cultuam que o povo sámi é inferior e incapaz de se tornar culto.
Quem vira essa página é Elle Maja (Lene Cecilia Sparrok), numa performance impressionante. Sua expressão revela todos os sentimentos que surgem com o tratamento injusto que recebe. Nitidamente, ela é a menina mais sábia da turma, a única que fala bem a língua sueca.
Ela passa a questionar suas condições diante da professora, mas o que recebe é um castigo – uma cruel surra de vara. E por ir contra a tradição e os costumes de sua etnia, passa a ser desprezada por todos.
Tornando-se adolescente, é normal que queira participar do círculo de outras meninas, que frequentam uma escola normal, que se vestem melhor (ela usa roupas típicas), que cheiram melhor, que sabem conversar sobre vários assuntos, que dançam e conversam com os rapazes.
Para sua família isso é incompreensível. E ao conhecer um rapaz ela tem a esperança de sair do vilarejo onde vive.
Ela fará de tudo, desesperadamente, para conseguir estudar, mas o valor de uma boa educação é alto. Quem mais sofre com isso é sua irmã menor, que vê que Marja já não se conforma com a maneira que vive.
A direção é sensível ao mostrar o que a difícil escolha de Marja trará para sua trajetória. Abraçar ou afastar sua cultura é um passo doloroso, sobretudo quando o preconceito parece não ter limites.

Avaliação: ****

Read more...

O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story)

País: Itália/França/Suíça
Ano: 2017
Gênero: Fantasia
Duração: 122 min
Direção: Fabio Grassadonia e Antonio Piazza
Elenco: Julia Jedlikowska, Gaetano Fernandez, Corinne Musallari e Sabine Timoteo.

Sinopse: Giuseppe (Gaetano Fernandez) é um corajoso garoto de 13 anos de idade, que desapareceu nas mediações de uma misteriosa floresta localizada na pequena aldeia em que vivia. A única pessoa que parece não se conformar com o sumiço dele é a pequena Luna (Julia Jedlikowska), que está disposta a enfrentar todos os perigos para resgatar seu amigo.

Crítica: em “O Fantasma da Sicília” os diretores (também do elogiado “Salvo”, de 2013) voltam a abordar a máfia (agora na Sicília), mas de uma maneira artística, poética, fantasiosa, o que alivia um pouco a tragédia de um período que matou muita gente.
O apelo imaginário funciona muito bem, pois retrata um amor entre dois adolescentes – Giuseppe (Gaetano Fernandez) e Luna (Júlia Jedikowska, numa atuação extraordinária) –, que pouco sabem da vida, e no caso de Giuseppe, ainda pagará pelos erros do pai, um mafioso preso que está delatando os colegas.
A diferença social é um dos motivos que faz com que a mãe de Luna (Sabine Timoteo), uma mulher fria e amargurada, tente afastá-los.
De ambos os lados, os conflitos familiares são tensos. E tudo piora com o desaparecimento de Giuseppe. O que mais incomoda Luna é que ninguém parece se importar ou fazer algo para encontrá-lo.
Ela vai até a casa de Giuseppe e confronta o avô e a mãe (que parece estar de luto e só sabe chorar). O que ouve de explicação é que ele está doente. Não convencida, volta outro dia, reclama na escola de sua ausência, faz panfletos com a ajuda de sua melhor amiga, Loredana (Corinne Musaralli) com a foto de Giuseppe, vai à polícia e pede a ajuda dos pais.
Contudo, ninguém quer se envolver com a família rica que tem tudo. Todos sabem o que Luna não sabe.
Nessa busca por Giuseppe, a direção abusa da ficção, da fantasia, da fábula e emociona o público. Uma escolha acertada para contar uma história triste e verídica.

Avaliação: ****

Read more...

Até Nunca Mais (À Jamais)

País: França/Portugal
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Direção: Benoît Jacquot
Elenco: Mathieu Amalric, Julia Roy e Jeanne Balibar.

Sinopse: Jacques Rey (Mathieu Amalric) e Laura (Julia Roy) moram em uma grande casa isolada pelo mar. Ele é um cineasta e ela atua em performances que cria. Rey morre. Sem saber a causa da morte, Laura fica sozinha na casa e, aos poucos vai se perdendo, deixa de ser ela mesma. Porém, alguém está na casa, Rey, seu marido falecido que está lá por e para ela, como um longo sonho que quer que ela sobreviva. 

Crítica
Avaliação: a conferir

Read more...

2:22 - Encontro Marcado (2:22)

País: EUA
Ano: 2017
Gênero: Suspense
Duração: 98 min
Direção: Paul Currie
Elenco: Teresa Palmer, Michiel Huisman, Remy Hii, Sam Reid, Maeve Dermody, John Waters, Kerry Armstrong e Marisa Lamonica.

Sinopse: Dylan Branson (Michiel Huisman) é um homem que tem a sua vida permanentemente mudada quando uma série de eventos se repete exatamente no mesmo horário todos os dias, às 2:22 da tarde. Quando Dylan se apaixona por Sarah, uma jovem mulher que tem sua vida ameaçada pelos eventos ocorridos, ele deve resolver o mistério que o cerca para preservar o amor que a vida lhe ofereceu como uma segunda chance. 

Crítica
Avaliação: a conferir

Read more...

It – A Coisa (It)

País: EUA
Ano: 2017
Gênero: Terror, suspense
Duração: 134 min
Direção: Andrés Muschietti
Elenco: Bill Skarsgård, Jaeden Lieberher, Finn Wolfhard, Wyatt Oleff, Chosen Jacobs, Jeremy Ray Taylor, Sophia Lillis e Jack Dylan Grazer.

Sinopse: um grupo de sete adolescentes de Derry, uma cidade no Maine, formam o auto-intitulado "Losers Club" - o clube dos perdedores. A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos. Logo, os integrantes do "Losers Club" acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o palhaço Pennywise. 

Crítica
Avaliação: a conferir

Read more...

As Duas Irenes

País: Brasil
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 89 min
Direção: Fábio Meira
Elenco: Priscila Bittencourt, Isabela Torres e Marco Ricca.

Sinopse: Irene (Priscila Bittencourt) é a filha do meio de uma família tradicional do interior, que um dia descobre que o pai (Marco Ricca) tem uma filha fora do casamento, também chamada Irene (Isabela Torres) e da mesma idade que ela. Revoltada com a descoberta, Irene passa a se aproximar de sua meio-irmã e da mãe dela, sem revelar sua identidade. É o início de uma cumplicidade entre elas, que passa também pela descoberta da sexualidade. 

Crítica
Avaliação: a conferir
-->

Read more...

Uma Mulher Fantástica (Uma Mujer Fantástica)

País: Chile/Alemanha/Espanha/EUA
Ano: 2016
Gênero: Drama
Duração: 104 min
Direção: Sebastián Lelio
Elenco: Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco e Aline Küppenheim.

Sinopse: Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total.

Crítica
Avaliação: a conferir

Read more...

Os Campos Voltarão (Torneranno i prati)

País: Itália
Ano: 2016
Gênero: Guerra
Duração: 88 min
Direção: Ermanno Olmi
Elenco: Claudio Santamaria, Alessandro Sperduti e Francesco Formichetti.

Sinopse: 1917. Um grupo de soldados italianos está se aproximando de trincheiras inimigas nas montanhas, no final da Primeira Guerra Mundial. Ao redor, apenas neve e silêncio, homens entre longas e intermináveis esperas. A situação é aterrorizante. E quando novas ordens chegam, ninguém sabe se vai conseguir sobreviver. 

Crítica
Avaliação: a conferir

Read more...

Deixa Rolar (Lasciati Andare)

País: Itália
Ano: 2017
Gênero: Comédia romântica
Duração: 102 min
Direção: Francesco Amato
Elenco: Toni Servillo e Verónica Echegui.

Sinopse: Elia Venezia (Toni Servillo) é um psicanalista que trata seus pacientes através da hipnose. Preguiçoso e sedentário, para tratar da saúde é forçado a fazer o que mais odeia na vida, um pouco de exercício. Para treiná-lo surge a personal trainer Claudia (Verónica Echegui). Meio avoada e sempre pronta para entrar em apuros, Claudia será capaz de mudar a vida de Elia.

Crítica:

Avaliação: a conferir

Read more...

Polícia Federal – A Lei é para Todos

País: Brasil
Ano: 2016
Gênero: Ação
Duração: 115 min
Direção: Marcelo Antunez
Elenco: Rodrigo Lombardi, Antonio Calloni, Flavia Alessandra e Ary Fontoura.

Sinopse: o filme conta a saga da maior e mais bem-sucedida operação de combate à corrupção da história do país – a Operação Lava Jato. Pelo ponto de vista do delegado Ivan e de sua equipe da Polícia Federal, em conjunto com a força-tarefa do Ministério Público Federal, o longa revela os esforços para desvendar o esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas a executivos da Petrobras, empreiteiras, partidos políticos e parlamentares. O thriller mostra ainda o papel decisivo da Justiça para que a investigação não fosse destruída pelas forças políticas envolvidas.

Crítica:

Avaliação: a conferir

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP