domingo, 10 de setembro de 2017

O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story)

País: Itália/França/Suíça
Ano: 2017
Gênero: Fantasia
Duração: 122 min
Direção: Fabio Grassadonia e Antonio Piazza
Elenco: Julia Jedlikowska, Gaetano Fernandez, Corinne Musallari e Sabine Timoteo.

Sinopse: Giuseppe (Gaetano Fernandez) é um corajoso garoto de 13 anos de idade, que desapareceu nas mediações de uma misteriosa floresta localizada na pequena aldeia em que vivia. A única pessoa que parece não se conformar com o sumiço dele é a pequena Luna (Julia Jedlikowska), que está disposta a enfrentar todos os perigos para resgatar seu amigo.

Crítica: em “O Fantasma da Sicília” os diretores (também do elogiado “Salvo”, de 2013) voltam a abordar a máfia (agora na Sicília), mas de uma maneira artística, poética, fantasiosa, o que alivia um pouco a tragédia de um período que matou muita gente.
O apelo imaginário funciona muito bem, pois retrata um amor entre dois adolescentes – Giuseppe (Gaetano Fernandez) e Luna (Júlia Jedikowska, numa atuação extraordinária) –, que pouco sabem da vida, e no caso de Giuseppe, ainda pagará pelos erros do pai, um mafioso preso que está delatando os colegas.
A diferença social é um dos motivos que faz com que a mãe de Luna (Sabine Timoteo), uma mulher fria e amargurada, tente afastá-los.
De ambos os lados, os conflitos familiares são tensos. E tudo piora com o desaparecimento de Giuseppe. O que mais incomoda Luna é que ninguém parece se importar ou fazer algo para encontrá-lo.
Ela vai até a casa de Giuseppe e confronta o avô e a mãe (que parece estar de luto e só sabe chorar). O que ouve de explicação é que ele está doente. Não convencida, volta outro dia, reclama na escola de sua ausência, faz panfletos com a ajuda de sua melhor amiga, Loredana (Corinne Musaralli) com a foto de Giuseppe, vai à polícia e pede a ajuda dos pais.
Contudo, ninguém quer se envolver com a família rica que tem tudo. Todos sabem o que Luna não sabe.
Nessa busca por Giuseppe, a direção abusa da ficção, da fantasia, da fábula e emociona o público. Uma escolha acertada para contar uma história triste e verídica.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP