domingo, 10 de setembro de 2017

O Jantar (The Dinner)

País: EUA
Ano: 2017
Gênero: Suspense
Duração: 121 min
Direção: Oren Moverman
Elenco: Richard Gere, Laura Linney, Steve Coogan, Rebecca Hall, Chloë Sevigny, Charlie Plummer e Adepero Oduye.

Sinopse: dois casais se encontram em um elegante restaurante de Amsterdã. Enquanto a comida vai e vem, eles começam a conversar, passando por banalidades da vida até assuntos mais complicados. A discussão chega ao seu limite quando falam sobre seus filhos adolescentes, dois rapazes que estão envolvidos em uma complicada investigação policial.

Crítica: “O Jantar” não é um filme fácil de assistir: tem uma duração longa e muitos diálogos, e é muito duro na crítica às novas gerações, mergulhadas na alienação.
No entanto, para o público que gosta de um bom debate em cena, o longa pode ser uma agradável surpresa.
Maduro e contundente em suas críticas, ele vai fundo na educação dos filhos por pais também alienados, ausentes, inconsequentes e incapazes de dar o bom exemplo.
O resultado pode ser desastroso e irreversível. Os valores morais parecem não existir. O respeito é coisa do passado. O dinheiro parece comprar e dissimular tudo. E a morte soa banal.
A conversa amarga entre os dois casais (Steve Coogan como um dos pais protagonistas rouba a cena) traz à tona crimes cometidos pelos filhos e, apesar da aparente discussão ética e dos discursos humanistas de uma das partes, as ações tomadas pelos genitores chocam ao extremo até o último minuto do filme. Surpreende vermos que quem mais questionava o fato do filho ser acobertado tomar uma decisão mais drástica ainda.
A trama denigre o que se pode chamar de adulto, de correto, de honesto, de justo.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP