quarta-feira, 4 de julho de 2001

Dançando no Escuro

Título original: Dancer In The Dark
País: Dinamarca/Alemanha/Holanda/EUA/França
Ano: 2000
Gênero: Drama, musical
Duração: 140 min
Direção: Lars Von Trier
Elenco: Björk, Catherine Deneuve, David Morse, Peter Stormare, Udo Kier, Joel Grey, Vincent Paterson, Cara Seymour, Jean-Marc Barr e Vladan Kostic.

Sinopse: Selma (Björk) é uma operária que trabalha dois turnos e faz serviços extras no horário de folga, mesmo sofrendo de uma grave doença nos olhos que a cegará. O trabalho excessivo tem um motivo nobre: juntar dinheiro para a operação de seu filho, Gene, que tem o mesmo problema visual, já que é uma doença genética.
Nessa escuridão, Selma conta com a ajuda de sua amiga Kathy (Catherine Deneuve), e com o casal de amigos que alugam o trailer onde Selma vive com o filho. Também no núcleo de amigos da protagonista está Jeff (Peter Stormare), que alimenta um amor platônico por ela. Porém, um fato trágico irá mudar a vida de todos.

Crítica: no longa, as canções vão direto ao encontro da fantasia. Selma suaviza a realidade compondo-a como se fosse um musical, ela é fã de musicais hollywoodianos.
A história se passa nos anos 60, guerra fria em alta, e de modo muito sutil isso é colocado, em uma belíssima cena.
O enredo gira em torno do amor incondicional de Selma pelo filho, que vale todo e qualquer sacrifício. Ela abre mão até da verdade que poderia libertá-la.
Um acontecimento completamente inesperado muda os planos de Selma de maneira trágica. A trama é sofrível e emocionante do início ao fim. A dor é constante e tão real que o espectador sofre totalmente com a protagonista vivida por Björk, extraordinária no papel.
Lars Von Trier dirige uma verdadeira obra-prima, salientando a luta da mãe, da mulher.
O longa tem, ainda, uma trilha sonora impecável, diálogos certeiros e todo um elenco de tirar o fôlego (Catherine Deneuve, David Morse, Peter Stormare estão perfeitos, isso só para citar alguns).
Imperdível!!!

Curiosidade: Dançando no Escuro completa a trilogia de filmes de von Trier, que inclui Breaking the Waves (Ondas do destino) e Idioterne (Os idiotas). A trilha sonora do filme, lançada no álbum 'Selmasongs', foi toda criada pela cantora islandesa Björk, que vive a protagonista.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP