quinta-feira, 26 de julho de 2001

Quase Famosos

Título original: Almost Famous
País: EUA
Ano: 2000
Gênero: Aventura, comédia
Duração: 122 min
Direção: Cameron Crowe
Elenco: Billy Crudup, Frances McDormand, Kate Hudson, Patrick Fugit, Jason Lee, John Fedevich e Mark Kozeleck.

Sinopse: a irmã de William, um garoto de 15 anos, resolve sair de casa para fugir do protecionismo de sua mãe e deixa sua coleção de discos para ele, fazendo com que todas as suas atenções voltem-se para a música. Escrevendo, então, matérias sobre música para um jornal de bairro, William resolve enviar um de seus artigos para o editor da revista Cream, Lester Bangs (Phillip Seymour Hoffman), que acaba se tornando seu amigo. Ao receber um convite inesperado da revista Rolling Stone e tendo Lester como seu mentor, ele parte em uma missão para cobrir a turnê da banda Stillwater e descobre todos os segredos dos bastidores. William acaba se apaixonando por "Penny Lane" (Kate Hudson), uma das fãs e namorada do líder da banda, Russell Hammond (Billy Crudup). Apesar das dificuldades e de ser visto como "o inimigo", a viagem mostrará o valor das amizades e uma lição de vida.
Crítica: o longa-metragem traz um retrato claro e íntimo das pessoas que fazem e admiram a música. Trata a relação ídolo x fãs com maturidade, discutindo a importância mútua dos dois lados no alcance do sucesso. Os bastidores, as festas regadas a muita bebida e drogas são o pano de fundo dos conflitos destes jovens apaixonados pelo rock. De Bowie a Led Zeppelin, o universo musical dos anos 70 é revelado com o olhar apaixonado de um jovem observador que, acima de tudo, é um ardoroso fã. “Quase Famosos” é nitidamente inspirado na vida do próprio criador do filme, o diretor Cameron Crowe. Assim como seu personagem, Crowe começou a carreira como jornalista de rock aos 15 anos de idade. Em 1973, quando completava 16 anos, tornou-se integrante da equipe da revista Rolling Stone, onde posteriormente tornou-se editor associado. Em sua adolescência, o jovem jornalista escreveu sobre os grandes artistas da época de ouro do rock, o que mostra um efeito fundamental sobre Crowe, que, após passar do jornalismo para o cinema, resolveu migrar a alma de sua história para as telas. Um filme memorável!
Curiosidade: o jovem ator Patrick Fugit, que interpreta foi descoberto pela diretora de elenco que lançou uma campanha nacional na busca de um adolescente para o papel. Patrick, que não tinha experiência alguma em uma grande produção, encarna perfeitamente a alma do personagem: observador, curisoso e deslumbrado, pronto para vivenciar todas as coisas novas que estão aos seus pés.
Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, em 2001.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP