sexta-feira, 20 de julho de 2001

Pollock

Título original: Pollock
País: EUA
Ano: 2000
Gênero: Drama
Duração: 117 min
Direção: Ed Harris
Elenco: Ed Harris, Marcia Gay Harden, Amy Madigan, Jennifer Connelly, Jeffrey Tambor, Bud Cort, John Heard e Val Kilmer.

Sinopse: conta a história de um dos maiores pintores dos EUA do século 20, que nasceu em 1912 e faleceu em 1956 em uma acidente de carro, mostrando a trajetória da fama à decadência do pintor ao longo da vida. Foi um artista do movimento expressionismo abstrato “action painting”, técnica que o consagrou. Suas telas possuíam furiosos borrões e pingos de tintas – ao jugo imposto pela mulher também artista plástica Lee Krasner (Marcia Gay Harden), que se dedica a promover os trabalhos do marido. Mas o alcoolismo acaba com a carreira promissora do Pollock, no qual seus quadros transmitiam uma realidade torturadora. Ele acaba se envolvendo com outras mulheres, afetando desta maneira o seu casamento.
Crítica: "Pollock" é um projeto pessoal do competente ator Ed Harris, que vinha tentando há muito tempo levar a trágica história do pintor expressionista Jackson Pollock às telas. O esforço valeu à pena, já que Ed dá uma das melhores performances de sua carreira. A fita foi lançada no Brasil sem muito alarde no início de 2001, o que é uma pena, já que Pollock é um dos melhores dramas biográficos feitos por Hollywood. O longa narra a ascensão e a queda de seu protagonista, um homem tão genial quanto problemático, mostrando seu tumultuado relacionamento com a mulher e também pintora Lee Krasner (Márcia Gay Harden), a decadência advinda do alcoolismo e o seu tempestuoso caso de amor com uma amante bela e jovem (Jennifer Connelly). Ed faz um ótimo trabalho na direção e o seu carinho e dedicação pelo filme pode ser percebido ao longo de seus 120 minutos, que passam rapidamente devido a um bom ritmo, a uma bem escolhida trilha sonora e ao competente elenco. É um retrato honesto e, por vezes, doloroso de um homem a frente de seu tempo que só foi compreendido após a morte. "Pollock" deve ser visto pelos amantes de um bom drama e por aqueles que querem saber um pouco mais sobre a vida e a carreira de um dos maiores nomes do expressionismo mundial: Jackson Pollock.
Curiosidade: este filme é projeto de Ed Harris que atua como protagonista e diretor.
Vencedor do Oscar de Atriz Coadjuvante em 2001, para Marcia Gay Harden.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP