quinta-feira, 26 de julho de 2001

O Círculo

Título original: Dayereh
País: Irã/Itália
Ano: 2000
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Direção: Jafar Panahi
Elenco: Fereshteh Sadr Orafai, Fatemeh Naghavi, Nargess Mamizadeh, Maryiam Parvin Almani e Elham Saboktakin.

Sinopse: três mulheres acabam de receber indultos para deixar a prisão. As perspectivas, porém, são piores. Mesmo em liberdade, elas se sentem em uma grande prisão, com os direitos reduzidos e cercados pelos homens.

Crítica: longe dos padrões hollywoodianos e comprometido com o comportamento humano social e individual, o longa discute a condição da mulher no Irã.
A narrativa segue 3 mulheres, com as histórias mostradas sequencialmente, onde todas compõem um ciclo que se fecha no final. Tentando adequar a narrativa ao espírito de cada uma delas, o resultado técnico não foi muito satisfatório. Às vezes, o ritmo é lento e o diálogo, ausente. As interpretações também deixam um pouco a desejar.
Mas o filme é válido pela abordagem de temas que são verdadeiros tabus na república islâmica – aborto, prostituição, abandono de crianças. Tudo isso inserido no cotidiano cruel e patriarcal reservado às mulheres, que não podem viajar sozinhas, fumar na rua ou andar de carro na companhia de estranhos.
A trama tentar alertar o mundo sobre o mundo femininino no Irã, tão privado de tudo.

Curiosidade: ‘O Círculo’ foi o grande vencedor do Leão de Ouro em Veneza, na 57ª edição do Festival.
Panahi teve problemas com a censura iraniana para concluir seu trabalho e a película foi proibida de ser vista em seu país.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP