quinta-feira, 6 de junho de 2002

Murder on a Sunday Morning

Título original: Murder on a Sunday Morning
País: França
Ano: 2001
Gênero: Documentário
Duração: 111 min
Direção: Jean-Xavier de Lestrade
Elenco: -

Sinopse: narra uma história real de crime e preconceito. Domingo, sete de maio de 2000, aproximadamente às 7h, Jacksonville, Flórida. Mary Ann Stephens, assassinada com um tiro no olho à queima roupa logo após um café da manhã com seu marido, James Stephens, em famoso hotel da cidade. Segundo ele, em depoimento à polícia, o crime foi cometido por um homem negro entre 20 a 25 anos, usando camiseta preta, bermuda e chapéu pescador. Duas horas depois, o adolescente Brenton Butler, negro e com 15 anos de idade, foi pego andando próximo ao local do crime. O marido de Mary Ann identificou Butler como autor do disparo, dando início a um dos casos mais assustadores de erro de identidade e de racismo.

Crítica: ao contar este fato cruel e verídico, o documentário exibe a realidade do funcionamento do sistema de justiça americano como nunca se viu antes, expondo o preconceito racial e o abuso de poder que resultaram na prisão do menor.
O caso teve o envolvimento de diversas pessoas, incluindo policiais e jornalistas; todos prontos para condenar o garoto negro, exceto seu advogado, Patrick McGuiness. O acusado ficou seis meses em cárcere esperando pelo julgamento.
O filme mostra ainda imagens inéditas do julgamento de Brenton e entrevistas exclusivas com os envolvidos no processo.

Curiosidade: ganhou o Oscar de Melhor Documentário, em 2002.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP