terça-feira, 18 de junho de 2002

Pearl Harbor

Título original: Pearl Harbor
País: EUA
Ano: 2001
Gênero: Drama
Duração: 183 min
Direção: Michael Bay
Elenco: Ben Affleck, Josh Hartnett, Kate Beckinsale, Cuba Gooding Jr., Tom Sizemore, Jon Voight, Colm Feore, Alec Baldwin, Andrew Bryniarski, William Lee Scott, Greg Zola, Ewen Bremner, James King, Catherine Kellner e Jennifer Garner.

Sinopse: 07 de dezembro de 1941. Os japoneses atacam de surpresa as forças armadas americanas em Pearl Harbor e os Estados Unidos entram na guerra. O filme focaliza o impacto devastador da guerra em dois jovens pilotos e uma bela enfermeira. Os dois jovens são Rafe MacCawley (Ben Aflleck) e Danny Walker (Josh Hartnett), que cresceram como irmãos e aprenderam a voar fazendo a pulverização de plantações. Agora ambos tornaram-se pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos e vão para a base de Pearl Harbor e se apaixonam pela mesma mulher, a enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale).
Crítica: no auge da Segunda Grande Guerra, os EUA preferiram abster-se de tomar partido abertamente. Camufladamente, as frotas americanas abasteciam com armamentos, utensílios e alimentos as nações que compunham os Aliados, enquanto que as corporações americanas lucravam fortunas comercializando tanto com as potências do Eixo como dos Aliados.
O Japão, que se encontrava em frontal oposição à Rússia, à China e à Manchúria, pressentia a iminência do ataque norte-americano, tendo de encarar uma guerra em duas frentes. Adiantando-se aos movimentos dos americanos, o exército nipônico realizou um ataque relâmpago a uma base estratégica norte-americana no Pacífico, Pearl Harbor.
Eis o cenário no qual se passa o filme que, por sinal, desconsidera os processos históricos e os motores que conduziram à situação ali retratada.
Além disso, como todo filme americano, um romance meloso recheia o enredo, fugindo do foco.
Mostra somente um lado da moeda, como se os americamos fossem vítimas. Sabemos que a verdade é outra. Basta ler os jornais e assistir aos noticiários.
Uma superprodução, que serve de entretenimento somente, não como aula de história.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP