terça-feira, 29 de março de 2005

Eu Fui a Secretária de Hitler

Título original: Im toten Winkel - Hitlers Sekretärin
País: Áustria
Ano: 2002
Gênero: Documentário
Duração: 90 min
Direção: André Heller / Othmar Schmiderer
Elenco: Traudl Junge

Sinopse: documentário sobre Traudl Junge, secretária particular de Adolf Hitler desde o outono de 1942 até o final do nazismo, em 1945. É o primeiro depoimento de Traudl (aos 81 anos), onde revela detalhes de sua convivência com o líder nazista. Na primavera de 2001, o diretor André Heller finalmente conseguiu convencê-la da importância de registrar suas memórias para a posteridade. Ela mostra uma memória excepcional, mas também revela suas dúvidas, reflexões pessoais e remorso pela sua juventude, alegando ingenuidade e ignorância ao apoiar o regime ditatorial. Junge se revela uma adversária ferrenha do nacional-socialismo, assim como uma mulher idosa perplexa com a incapacidade de uma jovem ingênua ao não identificar a gravidade da situação, com a qual colaborava.
Crítica: excelente e riquíssimo documentário, feito sem imagens de arquivo, somente com perguntas feitas pelo diretor e respostas dadas por Traudl. A entrevista, repleta de detalhes, prende a atenção do espectador até o final. No total, foram gravadas 10 horas de material, do qual foram editados 90 minutos. É recomendável assisti-lo antes do longa, “A Queda: As Últimas Horas de Hitler”, filmado com base nesse depoimento.
Curiosidade: Traudl morreu pouco depois da estréia mundial do filme, em fevereiro de 2002.
Avaliação: ***

Read more...

Em Busca da Terra do Nunca

Título original: Finding Neverland
País: EUA/Reino Unido
Ano: 2004
Gênero: Drama
Duração: min
Direção: Marc Foster
Elenco: Johnny Depp, Kate Winslet, Radha Mitchell, Julie Christie e Dustin Hoffman.

Sinopse: a história de James M. Barrie, um autor que buscava inspiração para uma nova peça. Foi nesse período que conheceu a família Davies, cujas crianças lhe concederam tal inspiração. O resultado foi a criação da hoje clássica história de Peter Pan.
Crítica: uma obra sensível e emocionante sobre fantasias, sonhos e desejos. Com uma trilha sonora envolvente, uma bela fotografia da época e atuações esplêndidas, o filme nos leva ao um mundo onde sonhos e realidade se mesclam numa junção perfeita. Um mundo onde somos fortes e invencíveis. Uma terra onde o tempo não pode nos tocar ou nos causar receio e medo e a morte está tão longe, quanto a velhice.
No longa, somos convidados a conhecer o autor e a inspiração por trás de um grande clássico da literatura universal que moveu e emocionou diversas gerações: “Peter Pan”.
Uma excelente direção. Uma história tocante!
Curiosidade: vencedor do Oscar (2005) de Melhor Trilha Sonora.
Avaliação: ****

Read more...

segunda-feira, 28 de março de 2005

O Operário

Título original: The Machinist

País: Espanha

Ano: 2004

Gênero: Suspense

Duração: 101 min

Direção: Brad Anderson

Elenco: Christian Bale, Jennifer Jason Leigh, John Sharian e Michael Ironside.

 

Sinopse: Trevor Reznik (Christian Bale) é um operário que sofre de insônia. Na fábrica onde trabalha as condições de trabalho oferecem risco. Para Trevor, os perigos são agravados pela fadiga crônica. Notando a aparência estranha, os colegas percebem que algo está errado, mas não dão a devida importância. Um operário perde um braço em um acidente e todos se voltam contra Trevor, considerando-o culpado. Ele encontra bilhetes anônimos em seu apartamento e fica sabendo que o suposto funcionário envolvido no acidente, na realidade, não existe. Trevor agora se empenha em saber se é tudo um plano para deixá-lo louco ou se o cansaço está provocando uma confusão mental.


Crítica

: o suspense é o ponto alto da trama que mantém a atenção do espectador.

 

 

A boa atuação de Christian Bale (que emagreceu muitos quilos para viver o personagem) é convincente. Entre a realidade e a imaginação, a confusão e a lucidez, não consegue encontrar respostas para muitos enigmas que passam a surgir na sua simples e pacata vida, dividida entre o trabalho, a sua casa e a amizade (a única) com uma prostituta. Felizmente, ao final, tudo se esclarece e faz sentido.

Não é um super filme, mas tem um roteiro inteligente e um desfecho satisfatório. 


Avaliação

: ***

Read more...

quarta-feira, 23 de março de 2005

O Lenhador

Título original: The Woodsman
País: EUA
Ano: 2004
Gênero: Drama
Duração: 87 min
Direção: Nicole Kassell
Elenco: Kevin Bacon, Kyra Sedgwick, Eve, Mos Def, David Alan Grier, Benjamin Bratt e Kevin Rice.

Sinopse: depois de 12 anos preso por pedofilia, ato violento e injustificável, Walter (Kevin Bacon) consegue a condicional. Por uma proeza do destino, sua nova casa é em frente a uma escola, o que vai de encontro ao seu vergonhoso passado. Com emprego novo e a namorada Vickie (Kyra Sedgwick), ele luta para superar seus próprios desejos e ser considerado finalmente uma pessoa normal.
Crítica: durante todo o filme é perceptível a constante luta de Walter para se tornar uma pessoa “normal”.
A trama é sensível e bem conduzida, sem apelar para cenas fortes. Os diálogos e olhares são suficientes para passar ao espectador os sentimentos do protagonista. Há um acontecimento no parque com uma menina que realmente comove.
Um tema polêmico, mas bem conduzido, o que em parte se deve à boa atuação de Kevin Bacon e Kyra Sedgwick, também com um personagem dramático.
O longa propõe uma reflexão sobre quem somos, o que somos capazes de fazer e nossos julgamentos.
Vale a pena ver.
Avaliação: ***

Read more...

segunda-feira, 21 de março de 2005

Sideways – Entre Umas e Outras

Título original: Sideways
País: EUA
Ano: 2004
Gênero: Comédia, drama
Duração: 126 min
Direção: Alexander Payne
Elenco: Paul Giamatti, Thomas Haden Church, Virginia Madsen, Sandra Oh e Marylouise Burke.

Sinopse: Miles Raymond (Paul Giamatti), divorciado de sua esposa a quem ainda ama, é um homem depressivo que está tentando publicar seu primeiro livro. Seu hobby são os vinhos, e assim ele decide dar como presente a Jack (Thomas Haden Church), seu melhor amigo, uma viagem pelas vinículas do Vale de Santa Inez, na Califórnia. Durante a viagem, ambos envolvem-se com duas mulheres, o que fará Miles reavaliar certos pontos de sua vida.
Crítica: uma comédia histericamente engraçada e, ao mesmo tempo, melancólica, sobre dois amigos que passeiam pela região produtora de vinho do sul da Califórnia. Miles é um professor de segundo grau e escritor fracassado que ainda não superou seu divórcio, acontecido há dois anos. E Jack, um ator de TV também fracassado que está prestes a se casar.
A história possui uma bela estrutura, uma espécie de química de romances arriscados, um equilíbrio delicado entre sua seqüência de acontecimentos aparentemente solta e um controle rígido sobre o subtexto dramático. O final é delicado, porém forte, que enche o espectador de esperança com relação a seus personagens desamparados e muito originais.
A escolha de Paul Giamatti para atuar ao lado de Thomas Haden Church é acertada.
Entusiasta de vinhos que gosta especialmente de um Pinot Noir, Miles leva Jack para uma viagem de despedida de solteiro: uma semana passada no vale de Santa Ynez, numa turnê pelos melhores restaurantes, vinícolas e salas de degustação de vinhos.
Daí para frente contar a história estragaria a surpresa. O roteiro, baseado num romance de Rex Pickett, é um belo exemplo de escrita feita em dois níveis simultâneos. Boa parte dos comentários sobre os vinhos na realidade dizem respeito às questões emocionais mais profundas.
As risadas nascem da dor, tanto emocional quanto física. Por um lado, o sofrimento não é nada engraçado, porém por outro é divertidíssimo. Vale a pena conferir, sobretudo os apreciadores de vinho.
Avaliação: ***

Read more...

sábado, 19 de março de 2005

Menina de Ouro

Título original: Million Dollar Baby
País: EUA
Ano: 2004
Gênero: Drama
Duração: 137 min
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Hilary Swank, Clint Eastwood, Morgan Freeman, Jay Baruchel, Marcus Chait, Mike Colter, Christina Cox e Kimberly Estrada.

Sinopse: Frankie Dunn (Clint Eatwood) é um treinador de boxe que já conquistou vários títulos. Um dia aparece, em sua academia, Maggie Fitzgerald (Hilary Swank). O problema é que Frankie nunca aceitou ser o treinador de nenhuma mulher. O relacionamento de ambos vai crescendo, enquanto Maggie trabalha duro para se sustentar e ajudar sua família. Após muito esforço ela consegue com que Frankie comece a treiná-la. Os dois juntos conseguem muitas vitórias, Maggie se torna uma ótima lutadora, até que um acontecimento muda definitivamente o destino dessas duas pessoas.
Crítica: o filme é marcante, uma grande obra-prima. Aborda, sutilmente, o aspecto humano em toda a sua fragilidade, em seus conflitos interiores, em suas questões éticas e familiares, em seus traumas mais profundos, capazes de mudar toda uma vida. O ponto mais decisivo do filme é quando Frankie e Maggie deparam-se com a possibilidade da prática da eutanásia. Como julgar uma decisão tão difícil, se é que somos capazes de julgar? Um filme para refletir por muito e muito tempo.
Curiosidade: vencedor de 4 Oscas: Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman), Melhor Atriz (Hilary Swank), Melhor Diretor e Melhor Filme.
Avaliação: *****

Read more...

sexta-feira, 18 de março de 2005

O Aviador

Título original: The Aviator
País: EUA
Ano: 2004
Gênero: Aventura
Duração: 144 min
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Kate Beckinsale, Alec Baldwin, Alan Alda, Willem Dafoe, Jude Law, John C. Reilly, Gwen Stefani, Ian Holm, Brent Spiner, Rufus Wainwright, Amy Sloan, Danny Huston e Kenneth Walsh.

Sinopse: conta a história de Howard Hughes (DiCaprio), texano milionário, cineasta excêntrico e pioneiro da aviação nos Estados Unidos. O longa aborda sua vida principalmente entre os anos 20 e 40. Filho de um inventor que morreu quando o filho tinha apenas 18 anos, Howard herdou 75% das ações da empresa Hughes Tool Co.. Logo mudou-se para Los Angeles, onde se tornou produtor de cinema e ajudou a carreira de astros como Jean Harlow. Hughes também se envolveu com diversos setores da indústria norte-americana, tornando-se um dos homens mais influentes de sua época.
Crítica: a produção que reconstrói a Hollywood dos anos 30 é um esplendor. Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) é cineasta, playboy, neurótico, milionário. Mas a ênfase é dada ao que Hughes era antes de tudo: um aviador responsável por quebrar recordes de velocidade e distância e, principalmente, por investir sua fortuna pessoal na aviação. O filme não deixa claro como ele a adquiriu. Já no começo, Hughes surge filmando sua primeira produção, "Hell's Angels”.
O excesso de informações acabou gerando algumas falhas no roteiro, que também erra ao não dar mais detalhes sobre o destino posterior de Howard Hughes. Ao final não há aqueles letreiros para informar quando morreu, que foi ficando cada vez mais louco, que se casou com a estrela Jean Peters.
O longa não constrói um retrato sólido de quem foi Hughes justamente porque não se aprofundou nos fatos, limita-se a registrar que ele tinha trauma de germes e que ficou progressivamente mais recluso e maluco.
Leonardo DiCaprio, também co-produtor, convence plenamente como o jovem herói, mas tem certa dificuldade para envelhecer, especialmente no porte, postura e peso. Apesar das falhas, vale a pena assistir.
Curiosidade: vencedor de 5 Oscars em 2005: Fotografia, Edição, Figurino, Direção de Arte e Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett).
Avaliação: ***

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP