sexta-feira, 18 de março de 2005

O Aviador

Título original: The Aviator
País: EUA
Ano: 2004
Gênero: Aventura
Duração: 144 min
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Cate Blanchett, Kate Beckinsale, Alec Baldwin, Alan Alda, Willem Dafoe, Jude Law, John C. Reilly, Gwen Stefani, Ian Holm, Brent Spiner, Rufus Wainwright, Amy Sloan, Danny Huston e Kenneth Walsh.

Sinopse: conta a história de Howard Hughes (DiCaprio), texano milionário, cineasta excêntrico e pioneiro da aviação nos Estados Unidos. O longa aborda sua vida principalmente entre os anos 20 e 40. Filho de um inventor que morreu quando o filho tinha apenas 18 anos, Howard herdou 75% das ações da empresa Hughes Tool Co.. Logo mudou-se para Los Angeles, onde se tornou produtor de cinema e ajudou a carreira de astros como Jean Harlow. Hughes também se envolveu com diversos setores da indústria norte-americana, tornando-se um dos homens mais influentes de sua época.
Crítica: a produção que reconstrói a Hollywood dos anos 30 é um esplendor. Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) é cineasta, playboy, neurótico, milionário. Mas a ênfase é dada ao que Hughes era antes de tudo: um aviador responsável por quebrar recordes de velocidade e distância e, principalmente, por investir sua fortuna pessoal na aviação. O filme não deixa claro como ele a adquiriu. Já no começo, Hughes surge filmando sua primeira produção, "Hell's Angels”.
O excesso de informações acabou gerando algumas falhas no roteiro, que também erra ao não dar mais detalhes sobre o destino posterior de Howard Hughes. Ao final não há aqueles letreiros para informar quando morreu, que foi ficando cada vez mais louco, que se casou com a estrela Jean Peters.
O longa não constrói um retrato sólido de quem foi Hughes justamente porque não se aprofundou nos fatos, limita-se a registrar que ele tinha trauma de germes e que ficou progressivamente mais recluso e maluco.
Leonardo DiCaprio, também co-produtor, convence plenamente como o jovem herói, mas tem certa dificuldade para envelhecer, especialmente no porte, postura e peso. Apesar das falhas, vale a pena assistir.
Curiosidade: vencedor de 5 Oscars em 2005: Fotografia, Edição, Figurino, Direção de Arte e Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett).
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP