segunda-feira, 21 de março de 2005

Sideways – Entre Umas e Outras

Título original: Sideways
País: EUA
Ano: 2004
Gênero: Comédia, drama
Duração: 126 min
Direção: Alexander Payne
Elenco: Paul Giamatti, Thomas Haden Church, Virginia Madsen, Sandra Oh e Marylouise Burke.

Sinopse: Miles Raymond (Paul Giamatti), divorciado de sua esposa a quem ainda ama, é um homem depressivo que está tentando publicar seu primeiro livro. Seu hobby são os vinhos, e assim ele decide dar como presente a Jack (Thomas Haden Church), seu melhor amigo, uma viagem pelas vinículas do Vale de Santa Inez, na Califórnia. Durante a viagem, ambos envolvem-se com duas mulheres, o que fará Miles reavaliar certos pontos de sua vida.
Crítica: uma comédia histericamente engraçada e, ao mesmo tempo, melancólica, sobre dois amigos que passeiam pela região produtora de vinho do sul da Califórnia. Miles é um professor de segundo grau e escritor fracassado que ainda não superou seu divórcio, acontecido há dois anos. E Jack, um ator de TV também fracassado que está prestes a se casar.
A história possui uma bela estrutura, uma espécie de química de romances arriscados, um equilíbrio delicado entre sua seqüência de acontecimentos aparentemente solta e um controle rígido sobre o subtexto dramático. O final é delicado, porém forte, que enche o espectador de esperança com relação a seus personagens desamparados e muito originais.
A escolha de Paul Giamatti para atuar ao lado de Thomas Haden Church é acertada.
Entusiasta de vinhos que gosta especialmente de um Pinot Noir, Miles leva Jack para uma viagem de despedida de solteiro: uma semana passada no vale de Santa Ynez, numa turnê pelos melhores restaurantes, vinícolas e salas de degustação de vinhos.
Daí para frente contar a história estragaria a surpresa. O roteiro, baseado num romance de Rex Pickett, é um belo exemplo de escrita feita em dois níveis simultâneos. Boa parte dos comentários sobre os vinhos na realidade dizem respeito às questões emocionais mais profundas.
As risadas nascem da dor, tanto emocional quanto física. Por um lado, o sofrimento não é nada engraçado, porém por outro é divertidíssimo. Vale a pena conferir, sobretudo os apreciadores de vinho.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP