O Pequeno Italiano
Título original: Italianetz / The Italian
País: Rússia
Ano: 2005
Gênero: Drama
Duração: 99 min
Direção: Andrei Kravchuck
Elenco: Kolya Spiridonov, Denis Moiseenko, Sasha Sirotkin, Andrei Yelizarov, Vladimir Shipov, Polina Vorobieva, Olga Shuvalova, Dima Zemlyanko, Mariya Kuznetsova, Nikolai Reutov, Yuri Itskov, Dariya Lesnikova e Rudolf Kuld.
Sinopse: o menino Vanya (Kolya Spiridonov), de seis anos, vive em orfanato na Rússia. Em breve, será adotado por um casal de italianos, daí o apelido dado por seus colegas, o pequeno italiano. Até que uma jovem mulher aparece na instituição, desejando reaver seu filho. Vanya acredita que sua mãe também pode tentar buscá-lo algum dia. Com essa idéia em mente, Vanya parte para sua longa jornada em busca da mãe.
Crítica: aborda uma prática comum na Rússia contemporânea (e em boa parte do mundo subdesenvolvido): venda de crianças para casais ricos estrangeiros. Por falta de recursos, mães abandonam seus filhos em orfanatos que se tornaram verdadeiras empresas de tráfico humano – leva quem pagar mais.
O retrato dessa realidade é feito de forma dura e crua e com uma excelente interpretação do ator mirim, Kolya Spiridonov, que vive o menino Vanya de seis anos. Em breve será adotado por um casal de italianos, daí o apelido dado por seus colegas, o "pequeno italiano". O diretor chegou a usar como figurantes crianças abandonadas de verdade.
A trama tensa tem cenários cinzentos e trilha sonora carregada, mas nada que faça da história um melodrama sensacionalista. Bem dirigida, leva a boas reflexões.
Avaliação: ***
0 comentários:
Postar um comentário