sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

O Último Rei da Escócia

Título original: The Last King of Scotland
País: Inglaterra
Ano: 2006
Gênero: Drama
Duração: 122 min
Direção: Kevin Macdonald
Elenco: Forest Whitaker, James McAvoy, Kerry Washington, Gilliam Anderson e Simon McBurney.

Sinopse: adaptação de um romance homônimo, escrito por Giles Foden e inspirado em acontecimentos reais. História do ditador ugandense Idi Amin Dada (Forest Whitaker), vista através dos olhos de Nicholas Garrigan (James McAvoy), jovem escocês que foi médico pessoal do instável líder, em parte devido à inesperada paixão de Amin pela cultura escocesa – Amin até se autoproclamou "O Último Rei da Escócia". Seduzido pelo carisma de Amin e cegado pela decadência, a vida dos sonhos de Garrigan torna-se um pesadelo de traição e loucura do qual não haverá fuga.
Crítica: quando se ouve falar em ditador responsável por milhares de mortes, é inevitável não pensar em figuras famosas da história. O ditador ugandense Idi Amin Dada é um deles. Estima-se que 300 mil pessoas tenham sido executadas durante os oito anos (de 1971 a 1979) em que o ditador esteve à frente de Uganda.
Trata-se de uma grande obra, que consegue mostrar diversos pontos históricos da época em que o ditador governou Uganda. É evidente que foi necessário selecionar apenas os principais acontecimentos de todos os que ocorrem nos oito anos em que o ditador ocupou a presidência. O filme mostra, por exemplo, a expulsão dos asiáticos do país e o seqüestro do avião da Air France. Nesse quesito, é um pouco enxuto.
O maior acerto do filme é não cair no clichê de revelar o ditador como sendo apenas uma pessoa má. São retratadas suas feições humanas, seus momentos mais descontraídos e sua forte amizade com o recém-formado médico escocês Nicholas Garrigan (James Macvoy), que parte para Uganda onde pretende exercer sua profissão. Aliás, vale ressaltar a excelente atuação de Macoy.
Um filme para assistir, sem dúvida. Um retrato histórico de Uganda, com roteiro e direção de qualidade.
Curiosidade: Forest Whitaker levou o Oscar de Melhor Ator em 2007.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP