terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

O Labirinto do Fauno

Título original: El Laberinto del Fauno
País: México
Ano: 2006
Gênero: Drama, fantasia
Duração: 119 min
Direção: Guillermo del Toro
Elenco: Ivana Baquero, Doug Jones, Sergi López, Ariadna Gil, Maribel Verdú, Álex Angulo, Roger Casamajor e César Vea.

Sinopse: na década de 40 na Espanha pós-Guerra Civil, Ofelia (Ivana Baquero), uma garota de 10 anos se muda com sua mãe Carmen (Ariadna Gil), grávida para uma área rural ao norte do país. Sua mãe acaba de se casar com o capitão Vidal (Sergi López), um fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo conseqüências para todos à sua volta.

Crítica: repleto de lirismo, inteligência e tristeza, é um dos melhores filmes de 2006.
O roteiro mantém a ambigüidade da história, dando espaço para que o espectador tire suas próprias conclusões sobre o que é real e o que não é. Desta forma, ao opor de maneira perspicaz os dois “mundos”, Del Toro consegue oferecer dimensão maior a cada uma das histórias, fazendo com que a trama real eleve o aspecto fantástico e vice-versa. Como se não bastasse, a direção é hábil na narrativa, mantendo as duas tramas interessantes e evitando que apenas uma se destaque, o que poderia arruinar o filme.
A trama ainda ganha com uma galeria de personagens interessantes e bem construídos, que levam o espectador a acreditar em tudo aquilo.
Por contar uma história fantasiosa, engana-se quem pensa que o filme é leve. Ao contrário, é extremamente frio e conta com um vilão, o oficial fascista vivido por Sergi López, extraordinário no papel.
‘O Labirinto do Fauno’ é imperdível. Contando com excelentes atuações e referências à clássicos do cinema como “O Mágico de Oz”, o longa é capaz de conquistar todo tipo de público.
Curiosidade: vencedor de 3 Oscars em 2007: Direção de Arte, Maquiagem e Fotografia.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP