terça-feira, 18 de março de 2008

A Bússola de Ouro

Título original: The Golden Compass
País: EUA/Reino Unido
Ano: 2007
Gênero: Aventura
Duração: 113 min
Direção: Chris Weitz
Elenco: Nicole Kidman, Daniel Craig, Dakota Blue Richards, Eva Green, Adam Godley, Ian McShane, Clare Higgins, Bill Hurst e Ben Walker.

Sinopse: Lyra Belaqua (Dakota Blue Richards) vive uma vida normal no Oxford Jordan College. Mas, quando seu amigo Roger (Ben Walker) desaparece misteriosamente, ela começa a enfrentar manifestações sobrenaturais e descobre um universo paralelo, habitado por bruxas e criaturas incríveis. Primeira parte da trilogia Fronteiras do Universo, do autor Philip Pullman.
Crítica: uma produção grandiosa, a versão para o cinema de "A Bússola de Ouro" só seria mesmo possível no atual estágio dos efeitos digitais. O que mais impressiona é a mistura quase imperceptível entre o material filmado e o criado por computador. Este último inclui os "dimons" de todos os personagens principais, que estão em cena praticamente em tempo integral, e imensos ursos polares guerreiros, protagonistas da fantástica batalha final.
A adaptação da obra tem uma narrativa bem resolvida (apesar de algumas partes não bem explicadas), uma estética encantadora e uma história envolvente, desprovida, justamente, do peso da mensagem religiosa marcante no livro.
Por ser um filme de fantasia, tem maior apelo junto às crianças.
Curiosidade: ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais (2008).
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP