domingo, 2 de março de 2008

Persépolis

Título original: Persepolis
País: França/EUA
Ano: 2007
Gênero: Animação
Duração: 95 min
Direção: Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
Elenco: -

Sinopse: Marjane é uma jovem iraniana de oito anos, que sonha em ser uma profetisa do futuro, para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduzem à queda do xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos "Guardiões da Revolução", que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, deseja se transformar numa revolucionária. Mas, para tentar protegê-la, seus pais a enviam para a Áustria.
Crítica: Persépolis é protagonista de uma história forte de guerras internas e externas. Além da história de seu país, é a biografia da diretora e, também, de muitas crianças e jovens que viveram nos anos 80 e 90, buscando sua liberdade cultural.
O roteiro, a parte técnica e a arte da animação são impressionantes. E o texto intenso e profundo só acrescenta mais ainda.
Abordam-se tradições, costumes, educação, família, idealismos, choques culturais, crescimento pessoal, autoritarismo, repressão, política, religião, amores, ilusões e desilusões, heroísmo, revolução, raízes, lealdade. É comovente ver a relação amorosa entre Marji e seus pais e avó. Eles a orientam para uma vida justa consigo mesma e com os demais, apesar da guerra e da repressão em que vive o seu país.
Falando em guerra, o filme inevitavelmente trata também da guerra entre o Irã e o Iraque, que durou oito anos e marcou definitivamente a história iraniana.
Não é exatamente uma animação para crianças. Poético, ousado e criativo, emociona, faz rir e chorar. Excelente!
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP