sexta-feira, 4 de julho de 2008

Do Outro Lado

Título original: Auf Der Anderen Seite
País: Alemanha/Turquia/Itália
Ano: 2007
Gênero: Drama
Duração: 122 min
Direção: Fatih Akin
Elenco: Nurgül Yesilçay, Baki Davrak, Tuncel Kurtiz, Hanna Schygulla, Patrycia Ziolkowska, Nursel Köse, Yelda Reynaud e Lars Rudolph.

Sinopse: o filme revela-nos como os destinos podem mudar dependendo de pequenos momentos e acontecimentos. São três famílias, duas turcas e uma alemã; seus membros estão espalhados entre os dois países. Yeter é uma prostituta quarentona turca que vive na Alemanha. Ela envia dinheiro para sua filha, Ayten, uma ativista política que vive em Istambul, na Turquia. Nejat é um professor numa universidade Alemã, seu pai, Ali, é um turco aposentado que inicia um romance com a prostituta Yeter. Lotte é uma jovem estudante universitária que vive com sua mãe, Susanne, na Alemanha. Os destinos dessas três famílias se cruzam de uma forma dramática e inesperada.
Crítica: a trama, dividida em três partes, deixa um pouco a desejar no início, ganhando maior força depois, quando os pedaços que se desenvolvem sob o mesmo eixo central vão se juntando. O cineasta tenta passar o que é pertencer a um país em tempos em que as fronteiras vão sumindo aos poucos; não há um muro separando-as. Histórias de pessoas com dupla nacionalidade que tentam se afastar ou se aproximar das suas raízes. Como pando de fundo, ainda mostra o engajamento político de jovens na Turquia. Um belo filme!
Curiosidade: o longa recebeu o prêmio de Melhor Roteiro em Cannes, o César Awards na França e o prêmio máximo do cinema alemão, o German Film Awards.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP