quinta-feira, 10 de julho de 2008

O Guerreiro Genghis Khan

Título original: Mongol
País: Cazaquistão/Rússia/Mongólia/Alemanha
Ano: 2007
Gênero: Drama
Duração: 120 min
Direção: Sergei Bodrov
Elenco:Tadanobu Asano, Honglei Sun, Aliya, Tegen Ao, Ying Bai, Khulan Chuluun, Ba Sen, He Qi, Amadu Mamadakov, Ben Hon Sun, Ji Ri Mu Tu, You Er, Ba Tu, Deng Ba Te Er, Bao Di e Bayertsetseg Erdenebat.

Sinopse: reconstituição dos primeiros anos de vida de Genghis Khan (Tadanobu Asano), escravo que se tornou um dos maiores conquistadores de todos os tempos. Ele chegou a dominar metade do mundo conhecido até então, incluindo a Rússia no ano de 1206.

Crítica: trata-se de um épico. Há várias batalhas muito bem dirigidas e com movimentos plásticos, em que o espectador pode ter um pouco de noção de estratégias militares.
Por ser a história de um herói nacional, o espectador poderá notar que fatos concretos misturam-se a contos lendários de Genghis Khan. As mais de duas horas de duração contam um enredo longo e que pode ser cansativo para quem não for um grande entusiasta do gênero. Um roteiro mais centrado teria dado um resultado melhor.
O início da obra retrata os mongóis como um bando de tribos nômades disputando, quase em desespero, os recursos necessários à sobrevivência. No final, veremos o início de sua unidade (o filme narra a infância e juventude de Temudjin) – e a narração nos lembra o que ocorreu depois, a unificação, sob o Grande Khan, de metade do mundo então conhecido.

Curiosidade: há uma grande batalha em que foram escalados 1.500 figurantes para serem cavaleiros, mas ninguém sabia cavalgar. Todos receberam dois meses de treinamento em montaria.
Algumas locações eram tão isoladas que foram construídas estradas para que os profissionais e o equipamento de filmagem fossem transportados.
As leis chinesas proíbem a confecção de locações artificiais, por isso, muitos vilarejos foram construídos com materiais reais (tijolos, pedras, etc.).

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP