Três Homens e Uma Noite Fria
Título original: Kolme viisasta miesta
País: Finlândia
Ano: 2008
Gênero: Drama
Duração: 105 min
Direção: Mika Kaurismäki
Elenco: Kari Heiskanen, Pertti Sveholm, Timo Torikka, Irina Björklund e Tommi Eronen.
Sinopse: três homens de meia idade são confrontados pela sua masculinidade. Matti é um pai paranóico, limitado pela sua insegurança. Erkki é um quase galã que luta contra uma doença ainda desconhecida e guarda feridas da sua relação distante com o filho. Rauno está cansado, um ator que não deu certo, volta de Paris para uma tentativa de reatar relações com seu filho de 20 e poucos anos. É véspera de Natal, um dia tipicamente reservado para a família, e a incapacidade desses três de se conectarem com as pessoas que lhes são queridas é o que os assombra. O acaso coloca esses três amigos junto mais uma vez, e eles saem na noite fria para algum lugar onde possam afogar suas mágoas. Eles acabam em um bar, que se torna o palco de suas recaídas, revelações e possíveis redenções.
Crítica: um filme alternativo, sem dúvida, que mostra por meio de seus personagens sentimentos profundos, como mágoa, remorso, arrependimento, amor, angústia, saudade.
Tudo isso abordado por meio de diálogos entre três amigos que não se veem há muito tempo. De forma crua e direta, acabam por expor todos seus sofrimentos e temores.
A cena se passa num bar com karaokê. Músicas populares do país são cantadas pelos três amigos.
O início da fita apresenta um a um, num ritmo lento e sem muito a acrescentar. A trama melhora do meio para o final, quando se mergulha fundo na proposta do longa: discutir a vida e como a levamos.
Tudo é ambientado de forma diferente, portanto, não é facilmente digerido por todos.
Avaliação: **
0 comentários:
Postar um comentário