Natimorto
Título original: Natimorto
País: Brasil
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 92 min
Direção: Paulo Machline
Elenco: Simone Spoladore, Betty Gofman e Lourenço Mutarelli.
Sinopse: um caça-talentos traz uma jovem cantora a São Paulo a fim de apresentá-la a um renomado maestro. Enquanto esperam o dia da audição, permanecem num quarto de hotel onde ele lê o futuro da cantora nas advertências dos maços de cigarro.
Curiosidade: baseado no livro ‘Natimorto, Um Musical Silencioso’, de Lourenço Mutarelli.
Crítica: o longa consegue gerar tensão desde suas primeiras imagens e, durante seu desenrolar, desperta sensações que vão da claustrofobia ao desespero. No desenrolar da trama, o espectador assiste a uma relação entre dois adultos que se desenvolve como uma panela de pressão prestes a explodir a qualquer momento. Antes de outras impressões, é importante dizer que ‘Natimorto’ é bastante autoral, já que é feito a partir do livro de mesmo nome escrito por Lourenço Mutarelli, o mesmo que atua no papel principal.
O filme demonstra qualidade na direção de arte e fotografia, que se destacam em diversos momentos, como quando o carpete do quarto sofre influência das luzes noturnas que invadem a janela, e outros detalhes que tornam ainda mais intensa a sensação de desconforto ao assistir a película. Mas, infelizmente, as atuações nem sempre são convincentes, soando superficiais e falsas algumas vezes, e os diálogos, com propostas de discussão filosófica, são surreais demais.
Avaliação: **
0 comentários:
Postar um comentário