quinta-feira, 31 de março de 2011

As Mães de Chico Xavier

Título original: As Mães de Chico Xavier
País: 2010
Ano: Brasil
Gênero: Drama
Duração: 108 min
Direção: Glauber Filho e Helder Gomes
Elenco: Nelson Xavier, Via Negromonte, Gabriel Pontes, Vanessa Gerbelli, Neuza Borges, Tainá Muller, Herson Capri, Caio Blat, Paulo Goulart Filho e Silvia Bonet.

Sinopse
: baseado em acontecimentos reais, conta a história de três mães, vivendo momentos distintos de suas vidas, que vêem sua realidade se transformar quando recebem conforto e reencontram a esperança de vida através de Chico Xavier (vivido por Nelson Xavier).

Curiosidade: inspirado em histórias reais e no livro 'Por Trás do Véu de Ísis', de Marcel Souto Maior.

Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

sábado, 26 de março de 2011

A Árvore

Título original: L’arbre
País: França/Austrália
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Direção: Julie Bertucelli
Elenco: Charlotte Gainsbourg, Morgana Davies, Marton Csokas, Christian Byers, Tom Russel, Gabriel Gotting e Aden Young.
 
Sinopse: Dwan (Charlotte Gainsbourg) vive tranquila em uma fazendo com sua família. Quando seu marido morre vítima de um ataque cardíaco, ela tem de cuidar sozinha dos quatro filhos. Simone (Morgana Davies), a única menina, acredita que o espírito do pai habita a figueira na frente da casa da família.
 
Crítica: o tema é interessante, mas a forma como é abordado no longa, sem muita profundidade, não gera muitas reflexões após o término da sessão. O que mais marca é a excelente atuação dos atores mirins, principalmente de Morgana Davies, que vive a caçula. Os diálogos entre as crianças são inteligentes. Apesar de gerar comoção, o filme não é, em momento algum, piegas. A atriz Charlotte Gainsbourg não está em sua melhor performance, o que infelizmente prejudica a trama.
 
Avaliação: **

Read more...

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vips

Título original: Vips
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 96 min
Direção: Toniko Melo
Elenco: Wagner Moura, Jorge D’Elía, Juliano Cazarré, Arieta Correia, Gisele Fróes, Amaury Jr. Roger Gobeth, Norival Rizzo e João Francisco Tottene.

Sinopse: Marcelo (Wagner Moura) não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros. Isto faz com que passe a ter diversos nomes, nos mais variados meios, onde aplica seguidos golpes. Um dos mais conhecidos é quando finge ser Henrique Constantino, filho do dono de uma empresa de aviação, durante um Carnaval em Recife.

Crítica: mais uma vez, Wagner Moura surpreende e convence no papel do mentiroso compulsivo e confuso, Marcelo, que se faz passar por Constantino, filho do dono da Gol. A trama é uma surpresa, pois revela traços da personalidade do protagonista, outras situações em que ele acredita mesmo ser outra pessoa e como aprendeu a pilotar (seguindo a carreira do pai), tendo inclusive contrabandeado drogas e armas, antes do fatídico dia em 'se tornou famoso por um dia' e se descobriu sua farsa. Destaque para a atuação de Gisele Fróes, que interpreta a mãe de Marcelo, e do argentino Jorge D'elia, que vive o traficante Banã. Dinâmico e com uma ótima produção e direção, ainda tem valiosas críticas contra a sociedade hipócrita e consumista. Uma boa opção de cinema!

Avaliação: ***

Read more...

Sucker Punch – Mundo Surreal

Título original: Sucker Punch
País: EUA/Canadá
Ano: 2011
Gênero: Ação, suspense
Duração: 120 min
Direção: Zack Snyder
Elenco: Emily Browning, Abbie Cornish, Jena Malone, Vanessa Hudgens, Jamie Chung, Carla Gugino, Michael Adamthwaite, Danny Bristol, Scott Glenn, Jon Hamm, Oscar Isaac, Vicky Lambert, Malcolm Scott e Ron Selmour.

Sinopse: Sucker Punch é uma fantasia épica de ação que nos apresenta à imaginação fértil de uma jovem garota, cujos sonhos são a única saída para sua difícil realidade em um hospício. Desligada dos limites de tempo e espaço, ela está livre para ir onde sua mente levar, porém, chega o momento em que suas incríveis aventuras quebram o limite entre o real e o imaginário, trazendo consequências trágicas.

Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

Sem Limites

Título original: Limitless
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Ficção científica, suspense
Duração: 110 min
Direção: Neil Burger
Elenco: Robert De Niro, Bradley Cooper, Abbie Cornish, Anna Friel, Robert John Burke,Johnny Whitworth, Andrew Howard, Tomas Arana, Patricia Kalember, T.V. Carpio, Anna Kuchma, Jennifer Butler, Eddie J. Fernandez, Ned Eisenberg, Joel Garland, Brian Anthony Wilson, Ann Marie Seall, Cindy Katz, Robert Bizik e Darren Goldstein.

Sinopse: há anos o escritor Eddie Morra (Bradley Cooper) vem sofrendo de um bloqueio criativo. Quando um velho amigo lhe revela um remédio revolucionário, sua vida muda instantaneamente. Com o remédio Eddie passa a usar 100% do seu cérebro. Ele consegue se lembrar de tudo que já leu, ouviu ou viu em toda sua vida. Aprende línguas, faz cálculos, consegue ler e escrever muito rapidamente. Porém, para que tudo isto ocorra ele precisa tomar o remédio todo dia. Em poucas semanas, Eddie vira o rei de Wall Street chamando a atenção do mega empresário Carl Van Loon (Robert De Niro), que o contrata para fechar um dos maiores negócios da história. Tendo se tornado uma pessoa perfeita, ele agora passará a viver sem limites.

Crítica: a temática do filme de ficção científica é excelente e atual: drogas sintéticas e seu poder de modificar o comportamento dos usuários. Aqui, um escritor iniciante tem um sério problema: não consegue escrever. Para resolver o problema, começa a ingerir uma pílula que torna seu cérebro extremamente ativo. As interpretações de Bradley Cooper (conhecido por papéis em comédias bobas e rasas, surpreende no papel de escritor fracassado rumo ao topo) e Robert De Niro são ótimas. As situações vão se complicando, com um ritmo contagiante, que ganha grande destaque com a técnica de efeitos especiais, sonoros e visuais, como um zoom frenético e infinito, aliada à narrativa. Para completar, os diálogos são afiados e as críticas valiosas. Há excesso em algumas cenas, mas se tratando de uma obra hollywoodiana é preciso dar um desconto. Baseado no romance ‘The Dark Fields’ (de Alan Glynn), publicado em 2001, o filme faz uma abordagem não moralista da questão, mostrando lados positivos e negativos, obviamente ampliada para benefício da ficção. Vale a pena conferir e refletir depois.

Avaliação: ***

Read more...

Assassino a Preço Fixo

Título original: The Mecanic
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Ação, drama
Duração: 92 min
Direção: Simon West
Elenco: Jason Statham, Ben Foster, Donald Sutherland, Nick Jones, Christa Campbell, Jeff Chase, Beau Brasso e Eddie J. Fernandez.

Sinopse: Arthur Bishop (Jason Statham) é um "mecânico", um assassino de elite com um código restrito e um talento único para eliminar alvos. Quando o seu mentor e amigo Harry (Donald Sutherland) é assassinado, Bishop define sua próxima missão: matar aqueles responsáveis pela morte de Harry. Tudo se complica quando o filho de Harry, Steve (Ben Foster), se aproxima com o mesmo desejo de vingança e disposto a aprender as técnicas de Bishop. O problema é que Bishop sempre agiu sozinho. Enquanto uma aliança mortal nasce, Bishop terá que enfrentar traições e decepções enquanto aqueles que foram contratados para resolver o problema se tornam, na verdade, o próprio problema.

Curiosidade: Jason Statham recria o papel de Arthur Bispo, interpretado na versão original, de 1972, por Charles Bronson.

Crítica:
Avaliação:

Read more...

quarta-feira, 23 de março de 2011

Atividade Paranormal em Tóquio

Título original: Paranormal Activity: Tokyo Night
País: Japão
Ano: 2010
Gênero: Terror
Duração: 90 min
Direção: Toshikazu Nagae
Elenco: Aoi Nakamura e Noriko Aoyama.

Sinopse: em uma visita a San Diego, EUA, para intercâmbio, um estudante encarna a presença sobrenatural e acaba levando o terror para Tóquio. Na capital japonesa, depois de um acidente de carro que abalou sua família e colocou um dos seus irmãos na cadeira de rodas, o jovem estudante é acusado de ter mudado a posição das acomodações do irmão. Ele, então, sugere a instalação de câmeras para provar sua inocência. Ao assistir ao vídeo gravado, o choque dos acontecimentos abala a família.

Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

terça-feira, 22 de março de 2011

Cópia Fiel

Título original: Copie Conforme
País: França/Itália/Irã
Ano: 2009
Gênero: Romance
Duração: 86 min
Direção: Abbas Kiarostami
Elenco: Juliette Binoche, William Shimell, Agathe Natanson e Gianna Giachetti.

Sinopse: a história aborda a relação de um escritor inglês (William Schimell) que viaja para a Itália para divulgar um livro e acaba conhecendo uma antiquária francesa (Juliette Binoche) que mexe com seus sentimentos. Então, os dois decidem ir para a cidade italiana de San Gimignano, onde começam a viver juntos.

Crítica: há muito tempo não assistia a um filme que me fizesse pensar tanto depois do fim da sessão. Começando de forma leve, vai aprofundando-se e tornando-se instigante, com diálogos que discutem a fundo problemas de relacionamento e situações que expõem o cotidiano de uma vida a dois, principalmente após anos de casamento. Amor, traição, rotina, decepção, ilusão, esperança, sofrimento, frieza, todos os sentimentos pertinentes a uma relação entre duas pessoas são abordados de maneira criativa, mesclando o real e a ficção.
A interação entre os dois personagens é total, revelando todas as suas mágoas e amarguras. O ‘suposto’ casal é vivido por Juliette Binoche (indispensável para o sucesso do longa, sendo inimaginável outra atriz no seu lugar) e William Shimell. Ambos estão perfeitos em suas atuações.
Do início ao fim, são levantados questionamentos sobre a felicidade e a vida, sempre permeada por dúvidas, altos e baixos. Em alguns momentos, lembra o perfil do Woody Allen em seus trabalhos, repletos de diálogos.
É imperdível para quem gosta de pensar.

Avaliação: ****

Read more...

sexta-feira, 18 de março de 2011

Invasão do Mundo – Batalhão de Los Angeles

Título original: Battle
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Ação
Duração: 116 min
Direção: Jonathan Liebesman
Elenco: Aaron Eckhart, Ramon Rodriguez, Michelle Rodriguez, Bridget Moynahan, Jim Parrack, Lucas Till, Michael Peña, Joey King, Susie Abromeit, Taylor Handley, Ne-Yo, Cory Hardrict e Nick Jones.

Sinopse: grupo de militares luta contra uma invasão alienígena nas ruas da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Crítica: mesmo para os amantes do gênero ação, o fime não empolga nem traz novidades. A fórmula é antiga, falta ritmo e nem mesmo o elenco consegue alavancar o que já está fadado ao fracasso desde o início.
Portanto, não passa de um exemplo de produção de guerra que aposta em divertir, trazendo para a tela a ‘realidade’ de uma batalha retratada com fantasia e exageros.

Avaliação: *

Read more...

Animais Unidos Jamais Serão Vencidos

Título original: Konferenz der Tiere
País: Alemanha
Ano: 2010
Gênero: Animação
Duração: 93 min
Direção: Reinhard Klooss e Holger Tappe
Elenco: -

Sinopse: os bichos precisam se unir contra os humanos para salvar a natureza. Primeiro, eles precisaram deixar seu habitat natural, que foi destruído, para tentar a vida na África. Lá, eles descobrem que toda a água está sendo utilizada por um hotel de luxo.

Crítica: o filme pega carona na febre do momento – a culpa da humanidade pelo aquecimento global – e narra uma história com foco no público infantil.
Cinematograficamente, não dá para esperar muito desta animação. Com narrativa simples e repleto de mensagens moralistas e soluções fáceis, é um passatempo, às vezes engraçado, às vezes entediante. Enfim, cores bonitas ilustram uma história escorregadia.
Na savana, um grupo de animais, liderado pelo atrapalhado Billy, decide sair da região onde vivem, na África, já que estão ameaçados pela seca, e buscar uma nova fonte de água. Na aventura, eles descobrem que a escassez de água é culpa dos seres humanos, que construíram um hotel de luxo e represaram a água. Após realizar uma conferência com todos os animais, os bichos decidem mudar a situação.
O uso do 3D nesta animação serve mais para esconder as fragilidades do que aumentar a experiência cinematográfica. A principal delas está nos saltos pouco discretos que o roteiro dá para justificar a entrada de algumas sequências.
Tudo é um pouco compensado com os personagens, que têm bastante carisma: um leão vegetariano; um galo francês bélico e pronto para bradar o lema da Revolução Francesa; e um macaco que não possui consciência de classe alguma e trabalha para seu explorador.
Portanto, se for assistir, o faça sem muitas expectativas.

Avaliação: **

Read more...

quinta-feira, 17 de março de 2011

Elza

Título original: Elza
País: Brasil
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: 70 min
Direção: Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan
Elenco: -

Sinopse: documentário sobre a cantora Elza Soares, com participação de artistas como Caetano Veloso e Maria Bethânia.
Crítica: para os fãs e não fãs da cantora. Os depoimentos e materiais de arquivos, com imagens e fotos, fazem um bom relato da vida e obra de Elza Soares.

Avaliação: ***

Read more...

quarta-feira, 16 de março de 2011

Corpos Celestes

Título original: Corpos Celestes
País: Brasil
Ano: 2009
Gênero: Drama
Duração: 91 min
Direção: Marcos Jorge e Fernando Severo
Elenco: Dalton Vigh, Carolina Holanda, Rodrigo Cornelsen, Jeff Beech, Alexandre Nero e Antar Rohit.

Sinopse: o embate entre a racionalidade científica e a subjetividade dos sentimentos é pano de fundo para a história do astrônomo Francisco (Dalton Vigh), que precisa lidar com um passado ao qual deve sua prolífica carreira, e com seu amor por Diana (Carolina Holanda).

Crítica: poético e diferente, mas não satisfatório. No filme, que mostra a importância da imaginação na definição de quem nos tornamos ao crescer, faltou algo que o tornasse mais convincente. Além do mais, o desfecho da trama também não agrada.

Avaliação: **

Read more...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Um Lugar Qualquer

Título original: Somewhere
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 97 min
Direção: Sofia Coppola
Elenco: Stephen Dorff, Elle Fanning, Chris Pontius, Erin Wasson, Alexandra Williams, Nathalie Fay, Kristina Shannon, Karissa Shannon, John Prudhont, Ruby Corley, Angela Lindvall, Maryna Linchuk, Meghan Collision, Jessica Miller e Lala Sloatman.

Sinopse: Johnny Marco (Stephen Dorff) é um ator que passa as tardes bebendo no hotel Chateu Marmont, um point de Los Angeles. A tranquilidade de sua vida preguiçosa acaba quando recebe a visita de sua filha de 11 anos, Cleo (Elle Fanning). A partir daí, Marco reavalia sua vida.

Crítica: um trabalho espirituoso e competente de Sofia Coppola, mas seu estilo nada hollywoodiano não vai agradar todo mundo.
É um filme para refletir sobre a vida, as pessoas e sua importância em nossas vidas. É bem dirigido, com um roteiro interessante e que surpreende. Destaque para a interpretação de Elle Fanning.
Porém, as sequências são lentas e exigem um pouco mais de paciência do espectador.

Avaliação: ***

Read more...

sexta-feira, 11 de março de 2011

Restrepo

Título original: Restrepo
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Documentário
Duração: 94 min
Direção: Tim Hetherington e Sebastian Junger
Elenco: -

Sinopse: narra a implantação de um pelotão de soldados dos Estados Unidos no Vale Korengal, no Afeganistão. O filme se concentra num posto avançado com 15 homens chamado "Restrepo", nome de um médico do pelotão que foi morto em ação. Esse posto foi considerado um dos mais perigosos postos militares dos Estados Unidos.

Crítica: acompanha, durante todo o tempo, o trabalho dos soldados no vale. O objetivo é tentar passar ao espectador como é a sensação de estar em um lugar perigoso. Não há entrevistas com os generais e os diplomatas. Os soldados é que são o alvo do documentário, com relatos in locus e entrevistas gravadas em estúdio após o retorno para casa. É simplesmente um retrato duro e cruel da guerra. As conclusões sobre quem é a vítima nessa história cabe totalmente a quem assiste ao filme.

Avaliação: ***

Read more...

Sexo sem Compromisso

Título original: No Strings Attached
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Comédia, romance
Duração: 100 min
Direção: Ivan Reitman
Elenco: Ashton Kutcher, Natalie Portman, Greta Gerwig, Kevin Kline, Ophelia Lovibond, Ben Lawson, Chris Bridges, Olivia Thirlby, Jake M. Johnson, Lake Bell, Guy Brannum e Cary Elwes.

Sinopse: Emma (Portman) e Adam (Kutcher) vivem um casal que resolve ter algo casual, imaginando que podem ter um relacionamento sem nenhuma bagagem emocional. Entretanto, o que parece fácil, se complica quando o amor entra no caminho, e eles precisam decidir o futuro do relacionamento.

Curiosidade: do mesmo diretor de ‘Minha Super Ex-Namorada’.

Crítica: há de se desconfiar de um filme tendo Adam Kutcher como protagonista. Mais difícil é assistir Natalie Portman nessa trama após ter recebido o Oscar por sua atuação em “Cisne Negro”.
A história aposta na mesmice, resultando em uma comédia romântica sem graça e previsível, com diálogos rasos. E para piorar, o casal de atores não tem química alguma.
Simples diversão ou passatempo, para quem não espera mais que isso do cinema.

Avaliação: **

Read more...

Mistério da Rua 7

Título original: Vanishing on the 7th Street
País: EUA
Ano: 2010
Gênero: Terror
Duração: 90 min
Direção: Brad Anderson
Elenco: Hayden Christensen, Thandie Newton, John Leguizamo, Taylor Groothuis e Jordan Trovillion.

Sinopse: a cidade de Detroit está no escuro, graças a um apagão. A população some e a situação de abandono é evidente. Um grupo de pessoas que não se conhecem é o único sinal de sobrevivência. Eles, então, decidem se proteger em uma taberna abandonada, quando percebem que a escuridão fora do esconderijo está pronta para atacá-los e a única chance de ficar seguro é colocando fim às fontes de luz.

Curiosidade: mesmo diretor de ‘O Operário’ (2004).

Crítica: o longa tem até um início interessante. Começa numa sala de projeção, local onde a ausência de luz não provoca nenhum pavor. Pelo contrário, a escuridão é imprescindível para que a magia do cinema aconteça. Talvez com isso a direção quisesse passar que o perigo pode estar onde menos se espera. Porém, infelizmente, não convence. O suspense e o terror não seguram a trama por muito tempo e o desapontamento por parte de quem espera algo assustador é inevitável.
Situações mal explicadas, personagens deslocados, cenas não conectadas e uma série de dúvidas ficam no ar.
Decididamente, um roteiro ruim e, consequentemente, uma história fracassada.

Avaliação: **

Read more...

Passe Livre

Título original: Hall Pass
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Comédia romântica
Duração: 125 min
Direção: Bobby Farrelly e Peter Farrelly.
Elenco: Owen Wilson, Jason Sudeikis, Jenna Fischer, Christina Applegate, Alyssa Milano, Richard Jenkins, Stephen Merchant e Vanessa Angel.

Sinopse: os amigos Rick e Fred (Owen Wilson e Jason Sudeikis) estão inquietos e cansados da rotina do casamento. Tudo muda quando suas esposas (Jenna Fischer e Christina Applegate) tentam uma abordagem ousada e oferecem um “passe livre”: uma semana de total liberdade para que os dois façam o que quiserem, livres das obrigações do matrimônio. Inicialmente parece que um sonho se torna realidade para Rick e Fred, mas eles rapidamente descobrem que seus conceitos sobre a atual vida de solteiro estão completamente fora de sincronia com a realidade.

Curiosidade: mesmos diretores de ‘Quem Vai Ficar com Mary’ e ‘Debi & Loide’.
Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

quinta-feira, 10 de março de 2011

O Retrato de Dorian Gray

Título original: Dorian Gray

País: Reino Unido

Ano: 2009

Gênero: Drama

Duração: 112 min

Direção: Oliver Park

Elenco: Colin Firth, Ben Barnes, Rachel Hurd-Wood, Rebecca Hall, Emilia Fox, Ben Chaplin e Caroline Goodall.


Sinopse: Dorian (Ben Barnes) é um belo jovem privilegiado que deseja que sua imagem em uma pintura envelheça em seu lugar. O que ele considerava uma vantagem se torna uma maldição, e quanto mais velho e corrupto Dorian fica, o retrato guardado no porão se torna um monstro.

Curiosidade: baseado no romance de Oscar Wilde, ‘O Retrato de Dorian Gray’.

Crítica: a história sombria tem uma discussão interessante sobre o envelhecimento, mas nas mãos do diretor Oliver Park não rendeu muitas reflexões. À medida que a trama avança, Dorian vai tornando-se mais amargo e cruel, sem mostrar arrependimento, e completamente obcecado por sua jovialidade e beleza. Mas o filme perde-se em cenas demasiadamente repetidas e exageradas sobre a vida de orgia vivia por Dorian, acreditando que, sendo jovem para sempre, aquela é a melhor maneira de passar seus dias. Resultado: faltou aprofundamento numa percepção sobre a morte e o ato de envelhecer, decepcionando os cinéfilos e fãs da obra literária. Além disso, o ator Bem Barnes não convence no papel. Excelente está Colin Firth, como Lord Henry Wotton, um homem cínico, sarcástico, atrevido, pronto a desmascarar a sociedade hipócrita da Inglaterra do século XIX.

Avaliação: **

Read more...

terça-feira, 8 de março de 2011

Incêndios

Título original: Incendies
País: Canadá
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 130 min
Direção: Denis Villeneuve
Elenco: Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette, Rémy Girard e Allen Altman.

Sinopse: o último desejo de uma mãe aos seus filhos gêmeos é que eles viagem ao Oriente Médio para procurar suas origens, em especial, seu pai, que eles imaginavam estar morto.

Curiosidade: indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2011.
Do mesmo diretor de ‘Redemoinho’ (2000).

Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

Lope

Título original: Lope
País: Espanha/Brasil
Ano: 2010
Gênero: Biografia, drama
Duração: 113 min
Direção: Andrucha Waddington
Elenco: Alberto Ammann, Leonor Watling, Sônia Braga, Luis Tosar, Pilar López de Ayala, Selton Mello, Antonio de la Torre, Juan Diego, Antonio Dechent, Félix Cubero, Carla Nieto e Ramón Pujol.

Sinopse: biografia do poeta e dramaturgo espanhol Félix Lope de Vega (1562-1635), um dos nomes mais importantes da ‘Era de Ouro’ do teatro na Espanha. Foi dramaturgo, autor de peças teatrais e poeta espanhol. Sua produção literária compõe-se de 426 comédias e 42 autos, além de milhares de poesias líricas, cartas, romances, poemas épicos e burlescos, livros religiosos e históricos. Fundou a comédia espanhola e revolucionou a produção teatral. Estudou com os jesuítas e entrou depois para o serviço do bispo D. Jerônimo Manrique, que lhe proporcionou sólida formação. Também ficou famoso pelos vários casamentos, aventuras amorosas extraconjugais e escandalosos romances, que pareciam ampliar sua inspiração. Um de seus casos foi com Marta de Navares, a Amarílis de seus versos, que conheceu em 1616 e com quem manteve um amor sacrílego que escandalizou Madrid. A morte dela (1632), seguida de uma série de desgraças pessoais, mergulhou o poeta em profunda depressão, que se prolongou até sua morte.

Crítica: figurino, cenário, fotografia e trilha sonora revelam uma produção feita com esmero.
O protagonista (vivido por Alberto Ammann) é a base do filme e desempenha seu papel com desenvoltura, assim como os coadjuvantes. Selton Mello aparece pouco, mas cumpre sua tarefa.
Apesar de ser uma biografia, faltou um apelo emotivo à trama que conduzisse o espectador de forma mais profunda e que realmente revelasse quem foi Lope de Vega. A história não é completa e não reproduz, com fidelidade, os acontecimentos da existência do dramaturgo que não teve um final feliz. Fatos são omitidos, como ele ter se tornado sacerdote, e ter sofrido de amor pela musa de seus versos, após a morte dela. O roteiro poderia ter aproveitado melhor esses fatos, explorando mais a vida e a obra do poeta que marcou seu tempo.
Enfim, o longa não empolga, apenas reproduz tudo superficialmente.

Curiosidade: mesmo diretor de 'Casa de Areia' (2005).

Avaliação:**

Read more...

Poesia

Título original: Shi
País: Coreia do Sul
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 139 min
Direção: Lee Chang-dong
Elenco: Jeong-hee Yoon, Hira Kim e Da-wit Lee.

Sinopse: Mija (Jeong-hee Yoon) vive com seu neto nas encostas do rio Han. É uma senhora excêntrica com uma mente inquieta e questionadora. Um dia, ela entra por acaso em uma aula de poesia em um centro cultural na vizinhança e é desafiada pela primeira vez a escrever um poema. Sua busca pela inspiração começa ao observar a beleza do cotidiano, as coisas ao seu redor que ela nunca havia reparado. Mas quando a realidade se torna cruel, ela é obrigada a ver que o mundo não é tão bonito quanto ela imaginava.
Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

segunda-feira, 7 de março de 2011

Homens e Deuses

Título original: Des hommes et des Dieux / Of Gods and Men
País: França
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 122 min
Direção: Xavier Beauvois
Elenco: Lambert Wilson, Michael Lonsdale, Olivier Rabourdin, Philippe Laudenbach, Jacques Herlin, Loïc Pichon, Xavier Maly, Jean-Marie, Abdelhafid Metalsi e Sabrina Ouazani.

Sinopse: na década de 90, em um mosteiro no alto de uma montanha na Argélia, um grupo de oito monges franceses vive em perfeita harmonia com a comunidade mulçumana. Contudo, quando um grupo de fundamentalistas islâmicos massacra uma equipe de trabalhadores estrangeiros, o medo se espalha pela região. O exército oferece proteção aos monges, mas eles recusam. Apesar das ameaças crescentes, se convencem de que o mais correto é permanecer no local e dar continuidade à sua missão, aconteça o que acontecer. Inspirado por fatos reais.

Curiosidade: Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2010.

Crítica:
Avaliação: a conferir

Read more...

Gnomeu & Julieta

Título original: Gnomeo & Juliet
País: Reino Unido/EUA
Ano: 2011
Gênero: Animação
Duração: 84 min
Direção: Joann Star
Elenco: -

Sinopse: anões de jardim enfrentam obstáculos para viver um amor proibido. Inspirado na obra de William Shakespeare.

Crítica: um filme razoável, mas sem grandes pretensões. Tem um roteiro bom e uma trilha sonora adequada. A história é que não envolve muito. Seus personagens nem passam por tantas dificuldades assim, a não ser do meio para o final. Faltou mais emoção, até mesmo entre os protagonistas, para que o espectador se sentisse atraído pela trama.

Avaliação: **

Read more...

Esposa de Mentirinha

Título original: Just Go With It
País: EUA
Ano: Comédia
Gênero: 2010
Duração: 117 min
Direção: Dennis Dugan
Elenco: Jennifer Aniston, Adam Sandler e Nicole Kidman.

Sinopse: cirurgião plástico finge ser casado e se apaixona por uma mulher que não quer saber de relacionamento com homens comprometidos.

Crítica: há muito tempo a qualidade dos filmes com Adam Sandler vem decrescendo. Piadas sem graça, situações forçosamente engraçadas e nenhum riso. Previsível e chato.
Um desperdício de tempo e dinheiro até para os fãs do gênero e do ator.

Avaliação: *

Read more...

Rango

Título original: Rango
País: EUA
Ano: 2011
Gênero: Animação
Duração: 107 min
Direção: Gore Verbinski
Elenco: Johnny Deep, Isla Fisher e Abigail Breslin.

Sinopse: um camaleão que quer se tornar um grande herói acaba numa cidade do velho oeste, habitada por bandidos perigosos.

Crítica: a trama é criativa, sem dúvida, contudo repleta de acontecimentos e mensagens que passarão despercebidos pelas crianças.
Creio que um foco no público-alvo – adulto ou infantil – teria dado um resultado melhor. Não que não pudesse abranger os dois (há muitos lançamentos no mercado), porém aqui tudo ficou no meio termo. As brincadeiras e as cenas engraçadas são bem infantis, porém, a partir de um determinado momento, tudo se complica para que uma criança possa continuar compreendendo a história. Além do mais, há violência, diálogos pesados e temas fortes, como corrupção, busca pelo poder, ganância, vingança e suicídio. Tudo isso não é apropriado para a faixa etária a que o filme se propõe.
Para compensar, a animação é magnífica, repleta de detalhes que enchem a tela de perfeição; o protagonista é extremamente cativante; e a trilha sonora, muito bem selecionada para cada sequência.
Vale a pena assistir, mas é preciso avaliar quem fará companhia a você.

Avaliação: ***

Read more...

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP