sexta-feira, 14 de maio de 2004

Adeus, Lênin!

Título original: Good Bye, Lenin!
País: Alemanha
Ano: 2003
Gênero: Comédia
Duração: 121 min
Direção: Wolf Gang Becker
Elenco: Daniel Brühl, Katrin Sab, Maria Simon, Chulpan Khamatova, Florian Lukas, Alexander Beyer, Burghart Klaubner e Michael Gwisdek.

Sinopse: em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos, transformando o apartamento da família numa ilha do passado, um tipo de museu socialista, onde sua mãe é carinhosamente levada a acreditar que nada mudou. O que começa como uma simples mentirinha, transforma-se numa enorme farsa, enquanto a irmã de Alex e alguns vizinhos são recrutados para manter a pretensa situação e fazem-na acreditar que, no fim, Lênin realmente venceu!
Crítica: uma das mais felizardas produções do cinema alemão, abordando a entrada do capitalismo no antigo Bloco Vermelho e opiniões divergentes quanto a essa nova realidades. E tudo isso de forma bem descontraída. Ao mesmo tempo, diverte e informa sobre as ideologias políticas e as estratégias de tomada do poder. Longe de ser um filme doutrinário, mostra sempre os dois lados da moeda. Daniel Brühl está brilhante no papel. Imperdível!!!
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP