quarta-feira, 26 de maio de 2004

Passaporte para a Vida

Título original: Laissez-passer
País: França
Ano: 2002
Gênero: Drama, guerra
Duração: 170 min
Elenco: Jacques Gamblin, Denis Podalydès, Charlotte Kady, Marie Desgranges, Ged Marlon, Philippe Morier-Genoud, Laurent Schilling, Maria Pitarresi, Christian Berkel, Richard Sammel, Marie Gillain, Olivier Gourmet, Philippe Saïd, Liliane Rovère e Götz Burger.
Direção: Bertrand Tavernier

Sinopse: Durante a ocupação alemã, em 1942, na Segunda Guerra Mundial, os caminhos de dois homens estão interligados. O primeiro, Jean-Devaivre (Jacques Gamblin), assistente de direção, entra para a Continental – uma empresa alemã de cinema dirigida pelo Dr. Greven, que produz filmes franceses desde 1940 – com o propósito de camuflar sua atividade clandestina na Resistência Francesa. O outro, Jean Aurenche (Denis Podalydès), roteirista e poeta, luta para recusar qualquer oferta de trabalho vinda dos alemães, fazendo da escrita a sua arma contra o cerco nazista. Mais dez personagens são retratados, alguns aderindo aos nazistas e outros se rebelando, mas todos engajados na luta pela sobrevivência.
Crítica: baseados em histórias verídicas, o filme é o retrato claro de uma época brutal e intensa da história francesa, repleta de ambiguidade moral e incertezas profundas. Com esse trabalho, o cineasta homenageia o cinema de seu país realizado durante a ocupação nazista. Alguns diretores continuaram a trabalhar, criando fantasias com as quais os espectadores podiam distanciar-se brevemente da realidade; outros se perguntavam se trabalhar era a coisa certa a fazer.
É importante ressaltar que o diretor não faz julgamentos sobre as decisões das pessoas; o que ele quer é explorar discussões nas mentes humanos.
Apesar de às vezes tornar-se um pouco cansativo, devido a tantos incidentes, o longa deixa uma impressão forte e merece ser assistido.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP