segunda-feira, 14 de junho de 2004

Sob a Névoa da Guerra

Título original: The Fog of War
País: EUA
Ano: 2003
Gênero: Documentário
Duração: 95 min
Direção: Errol Morris
Elenco: -

Sinopse: documentário sobre Robert McNamara, secretário de Defesa dos Estados Unidos durante os governos Kennedy e Lyndon Johnson. Algum tempo depois, passou à presidência do Banco Mundial. McNamara testemunhou muitos dos acontecimentos cruciais do século XX: a arrasadora Depressão dos anos 30; a industrialização dos anos de guerra; a construção do B-29, a mais complexa máquina de guerra da história; seu envolvimento com a nova idéia de gerenciamento corporativo; e uma nova meritocracia americana. Ele foi também um idealista que viu seus sonhos e ideais terrivelmente arruinados pelo papel que desempenhou na história.

Crítica: McNamara, apesar das suas origens modestas, ocupou um dos mais altos cargos do poder público estadunidense e esteve no centro das mais profundas crises bélicas dos últimos anos, da Segunda Guerra Mundial à Guerra do Vietnã, passando pelas crises da Guerra Fria. No filme, além das revelações dos bastidores do poder, o que se vê é um perfil mais humilde e humano de McNamara, bem diferente da imagem de metódico e durão difundida pela imprensa ao longo dos anos.
Com uma montagem tradicional, intercalando imagens com depoimentos, o que chama a atenção no documentário é o seu conteúdo histórico de extrema importância e a constatação a que o espectador chega, perplexo, de quão perto o mundo esteve de uma guerra nuclear. O próprio McNamara revela que o que evitou a 3ª Guerra Mundial foi a sorte simplesmente: "A racionalidade não nos salva", diz.
Entre as imagens de arquivo, há trechos de gravações de reuniões secretas que aconteciam no Salão Oval da Casa Branca. Nelas, é possível ter uma idéia do clima de tensão em torno do mais dramático momento da Guerra Fria, a crise dos mísseis de Cuba, em 1962. Mas, no filme, o episódio ganha uma nova interpretação. Sai a versão em que John Kennedy e seu irmão Bob salvam o planeta de uma guerra nuclear com perícia política e entra em cena uma nova história envolvendo despreparo e falta de bom senso. Para embasar as declarações de McNamara, o filme traz inéditos fragmentos de conversas telefônicas gravadas entre o ex-secretário de Defesa e seus superiores na Casa Branca. Algumas das gravações utilizadas foram liberadas meses antes do longa entrar em fase de montagem.
McNamara fala também dos cinco meses que antecederam o lançamento das bombas atômicas que impuseram o fim à Segunda Guerra. Levanta profundos questionamentos sobre a participação moral dos Aliados na Segunda Guerra. ''O objetivo de ganhar uma guerra justifica uma nação ter ordenado o massacre de 100 mil civis em apenas uma noite?''
‘Sob a Névoa da Guerra’ é um importante e inquietante relato que nos leva à reflexão sobre a fragilidade das estruturas do poder e as incongruências da guerra.

Curiosidade: vencedor do Oscar de Melhor Documentário, em 2003.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP