sexta-feira, 19 de maio de 2006

O Código da Vinci

Título original: The Da Vinci Code
País: EUA
Ano: 2006
Gênero: Suspense
Duração: 152 min
Direção: Ron Howard
Elenco: Andrey Tatou, Tom Hanks, Jean Reno, Ian McKellen, Alfred Molina e Paul Bettany.

Sinopse: um professor da Universidade de Harvard, Robert Langdon (Tom Hanks) viaja para Paris a negócios. Especialista em simbolismo, recebe uma ligação no meio da noite sobre o assassinato do curador do Museu do Louvre. As pistas para o crime parecem estar escondidas no quadro Monalisa, de Leonardo Da Vinci. Com a ajuda da criptógrafa francesa Sophie Neveu (Andrey Tatou), descobre que o curador estava envolvido em uma misteriosa sociedade secreta. Os dois percorrem a Europa em busca da solução para esse misterioso caso.
Crítica: depois da quantidade de livros vendidos ao redor do mundo, é óbvio que a chegada de O Código da Vinci aos cinemas seria um fenômeno. Porém, o filme não chega aos pés da obra original. Tudo é muito atropelado, sem sal e com conteúdo mal explorado.
Não sou fã dessa literatura; apenas reconheço que possui enigmas muito bem descritos e detalhadamente resolvidos, o suficiente para prender a atenção dos leitores. A trama policial não me impressiona, mas tem um excelente pano de fundo com toda uma aula de história da arte.
Mas até no plano estético, a obra falhou. Nem as obras de arte têm o espaço merecido no filme. Toda a parte do museu do Louvre é vergonhosa, principalmente no que diz respeito à Mona Lisa. O quadro, talvez o mais famoso de todo o mundo, foi reduzido a segundo plano.
No livro, entende-se o porquê da escolha Mona Lisa na história e sua importância para tudo. No longa, uma série de informações é omitida para concentrar-se na pior parte: a intriga policial.
Ainda assim, a produção tem os seus méritos: a parte explicativa do quadro de ‘A Última Ceia’ ficou fantástica, adaptando com boa técnica as explicações do livro para a tela. Infelizmente, esse recurso não se estendeu às demais obras.
Mesmo com duas horas e meia de duração, o roteiro atropelou detalhes relevantes e desperdiçou tempo com algumas coisas desnecessárias. Para uma pessoa que não leu o livro, fica impossível entender tudo o que se passa na trama. Tudo é muito rápido e, simplesmente, jogado na tela.
Pior ainda que a ausência de dados, é a falta de sentimento. Em momento algum somos apresentados aos personagens para compreendermos suas motivações – um problema que não existe no livro. O final modificado é imperdoável, pois tira toda a carga emocional contida na obra literária e altera drasticamente a mensagem da história.
Curiosidade: os produtores não conseguiram permissão para usar iluminação artificial na Mona Lisa, o que vemos no filme é uma réplica.
O Ministério da Cultura francês permitiu que a equipe de filmagens rodasse cenas no interior do verdadeiro Museu do Louvre.
O livro ‘Código da Vinci’ já vendeu mais de 45 milhões de exemplares em todo o mundo.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP