quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Às Margens do Rio Sagrado

Título original: Water
País: Canadá/Índia
Ano: 2005
Gênero: Drama, romance
Duração: 117 min
Direção: Deepa Mehta
Elenco: Sarala, Lisa Ray, Seema Biswas, Kulbhushan Kharbanda, Waheeda Rehman, Raghuvir Yadav, Vinay Pathak, Rishma Malik, John Abraham, Mohan Jhangiani e Deepa Mehta.

Sinopse: aos 8 anos de idade, na Índia dos anos 30, Chuyia não é apena casada: é já viúva. E nunca conheceu o marido. De acordo com a tradição, Chuyia é enviada para uma casa que acolhe viúvas – uma casa onde estas são obrigadas a ficar, isoladas da sociedade, até ao final das suas vidas, sem que possam alguma vez voltar a casar. Lá, conhece Kalyani, uma bela e jovem viúva de quem se torna amiga, que ousa desafiar as regras apaixonando-se por um jovem. Também ele está disposto a confrontar-se com a tradição instituída.

Crítica: o drama é ambientado nos anos de 1930, quando a Índia buscava sua independência da Inglaterra. Nesse cenário, um grupo de mulheres viúvas luta por seus direitos. Elas são lideradas por uma mulher que quer escapar das rígidas restrições sociais impostas às viúvas. Seu objetivo terá o apoio de um homem da classe baixa e seguidor dos pensamentos de Mahatma Gandhi.
O cenário é muito bem recriado, atento aos detalhes; as interpretações são boas (algumas poderiam ser melhores); e o roteiro não deixa nada a desejar.
A história bastante coerente faz inúmeras críticas ao sistema de castas vigente na Índia, ao tratamento dado às mulheres, às tradições milenares que permeiam as famílias, tornando-as, na maioria das vezes, extremamente autoritárias. Nessa sociedade, pessoas buscam a feliciade e o sentido da vida.
Comovente e incisivo. Vale a pena conferir.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP