Quebrando o Tabu
Título original: Quebrando o Tabu
País: Brasil
Ano: 2011
Gênero: Documentário
Duração: 74 min
Direção: Fernando Grostein Andrade
Elenco: -
Sinopse: há 40 anos os Estados Unidos levaram o mundo a declarar guerra às drogas, numa cruzada por um mundo livre de drogas. Porém, os danos causados só cresceram. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e o fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida numa escala global. Num mosaico costurado por Fernando Henrique Cardoso, o documentário escuta vozes das realidades mais diversas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões.
Crítica: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso levanta a bandeira da descriminalização do usuário de drogas e usa o cinema como uma de suas armas nesta luta. Certamente, o respeito de FHC na comunidade internacional abriu portas importantes para o trabalho.
O problema é que ele tentar conduzir o documentário como um âncora, agindo de forma muito superficial. Só depois de algum tempo, é que tudo passa a fluir naturalmente.
Os depoimentos são de peso: o médico Drauzio Varella, o escritor Paulo Coelho, os ex-presidentes norte-americanos: Jimmy Carter e Bill Clinton, o ator Gael Garcia Marques, e autoridades políticas de países como Suíça, Holanda e Portugal.
O documentário usa recursos de animação para ilustrar cenas fortes; nesse ponto é criativo. A trilha sonora também é boa. Mas os depoimentos, em si, não acrescentam tanto.
De qualquer forma, vale a pena assistir para conferir as soluções alternativas que países europeus estão empregando para reduzir o número de mortes por overdoses ou contaminação do vírus HIV entre os usuários de drogas. Há, também, diversas informações e estatísticas sobre pesquisas no assunto.
Avaliação: ***
0 comentários:
Postar um comentário