terça-feira, 17 de abril de 2018

Aos Teus Olhos


País: Brasil
Ano: 2018
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Direção: Carolina Jabur
Elenco: Daniel de Oliveira, Malu Galli e Marco Ricca.

Sinopse: Rubens (Daniel Oliveira) é um professor de natação carismático e extrovertido, que dá aulas para pré-adolescentes em um clube. Querido por todos devido ao seu jeito brincalhão e parceiro, ele se vê em apuros quando um de seus alunos, Alex, diz à mãe que o professor lhe deu um beijo na boca no vestiário. Alegando inocência, Rubens é acusado pelos pais da criança e passa a ter que lidar com um verdadeiro linchamento virtual, que tem início através de mensagens de WhatsApp e explode de vez quando chega ao Facebook.

Crítica: o filme tem uma história interessante e bastante atual. Por meio de uma acusação de pedofilia, a trama envolve outros assuntos como o uso perigoso das redes sociais, a homofobia, o preconceito em geral, a relação entre pais e filhos.
Tem um enredo bem amarrado, com diálogos que levantam a importância de se ter certeza antes de uma acusação, que questionam a falta de amor e de atenção dos pais com sua prole, gerando problemas de comportamento em casa e na escola, que retratam o preconceito sempre enraizado nas palavras e/ou nas atitudes.
Em época de redes sociais, espalhar um boato, uma fofoca, uma difamação, uma calúnia, é tarefa fácil. Mas consertar um erro depois disso é quase irreversível.
No filme dinamarquês “A Caça” em que um professor de jardim de infância é acusado, sabemos, desde o início, que ele é inocente e a criança é ouvida várias vezes, ainda que induzida a dar respostas (devido à forma como se perguntava) que os adultos queriam ouvir.
Em “Aos Teus Olhos” o menino de 8 anos que culpa o professor de natação por tê-lo beijado na boca é deixado quase que de lado. Os adultos tomam à frente da situação, sedentos por um culpado.
O professor (interpretado por Daniel e Oliveira), adorado até então pelos alunos pelo seu jeito extrovertido, nega. Apenas sua namorada acredita em sua inocência. Até a professora com que trabalha há anos fica temerosa sobre qual lado defender: o do seu profissional ou o dos pais.
Numa situação delicada como essa, basta implantar a dúvida. É o fim para a vida e a carreira.
O alerta para esse tipo de acusação é evidente na narrativa. A preocupação com o que se deve falar, como olhar, como tocar, como abordar uma criança, é uma constante na vida dos docentes. É difícil apontar o limite máximo nessa socialização.
Quanto ao debate em questão, o filme é excelente. Peca apenas nas atuações mecânicas, e infelizmente não naturais, de parte do elenco.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP