quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

La Llorona


País: Guatemala/França
Ano: 2019
Gênero: Drama
Duração: 93 min
Direção: Jayro Bustamante
Elenco: María Mercedes Coroy, Sabrina de La Hoz e Julio Diaz.

Sinopse: Alma (María Mercedes Coroy) e seus filhos são assassinados no conflito armado da Guatemala. Trinta anos depois, é instaurado um processo criminal contra Enrique (Julio Diaz), um general aposentado que supervisionou o genocídio. Mas ele é absolvido através de um julgamento e o espírito de La Llorona é desencadeado para vagar pelo mundo como uma alma perdida entre os vivos. À noite, Enrique começa a ouvi-la lamentar. Sua esposa e filha acreditam que ele está tendo crises de demência relacionada ao Alzheimer. Mal poderiam suspeitar que sua nova governanta, Alma, está lá para cumprir a vingança que o julgamento não foi capaz de fazer.

Crítica: “La Llorona" aborda a reparação histórica após o genocídio indígena na Guatemala, retomando a lenda urbana da mulher (no caso, Alma) cujos filhos foram afogados, conectando a premissa com o passado militarista do país. No caso, a vítima se transforma numa mulher indígena que busca justiça após o assassinato dos filhos pela ditadura local, infiltrando-se no casarão do general que ordenou os ataques.
Mas não é um filme típico de suspense/terror. É muito mais contemplativo e o diretor abusa da estética dos cenários e das imagens fortes.
Seu foco no embate político cerca a impunidade dos criminosos.
Ao colocar a câmera dentro da casa do general de extrema-direita, para quem os índios representam aproveitadores que merecem ser dizimados, cria-se uma sensação de claustrofobia dentro do local luxuoso, como se os protagonistas estivessem, ao menos simbolicamente, presos e impossibilitados de levarem uma vida pacífica enquanto não se confrontarem ao crime que cometeram ou com os quais são condescendentes.
Apesar do eventual arrependimento dos genocidas, o roteiro posiciona-se ao lado de Alma e dos manifestantes protestando dia e noite em frente à mansão.
A narrativa fragmentada e bastante descritiva enfraquece um pouco o impacto do filme, mas não diminui sua importância como denúncia.

Avaliação: ***

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