segunda-feira, 23 de março de 2020

Uma Vida Oculta (A Hidden Life)

País: Alemanha/EUA
Ano: 2020
Gênero: Drama
Duração: 174 min
Direção: Terrence Malick
Elenco: August Diehl, Valerie Pachner e Tobias Moretti.

Sinopse: Franz Jägerstätter (August Diehl) é um fazendeiro austríaco que se torna herói em circunstâncias um tanto quanto inusitadas. Quando ele é convocado a lutar junto ao exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, ele se recusa e acaba, com apenas 36 anos de idade, condenado à pena de morte por traição à pátria.

Crítica: "Uma Vida Oculta" é um filme singular de Terrence Malick.
Para contar a trajetória real de Franz Jägerstätter (August Diehl), um camponês austríaco que, durante a Segunda Guerra Mundial, é preso por se recusar a jurar lealdade a Hitler, o diretor abusa das imagens da natureza e dos humanos, no plano contraplongée (ou seja, filmado acima dos olhos, com a câmera de cima para baixo - recurso conhecido como "câmera alta").
Ele explora também o recurso dos close-ups as mãos, os braços, as pernas e os pescoços de uma comunidade que trabalha para manter o vilarejo “pacífico” onde vivem.
A felicidade visível é exortada com poesia, bela fotografia, olhares, sensações. August Diehl e Valerie Pachner (em atuações impressionantes) conseguem manifestar, seja com as falas, seja com os olhos, a plenitude do que estão vivendo e do que viverão com a chegada do nazismo: passarão da beleza de uma vida plena à dor indescritível da separação, da humilhação, da perda de tudo o que lhes era tão natural.
Franz Jägerstätter é um mártir sem nome, como tantos outras na história passada e presente.
Quando ele é preso, a narrativa fica mais densa e ganha um ritmo lento que interfere na avaliação da obra. O tempo excessivo enfraquece a mensagem final.
A ideia era a imersão total no desastre que a guerra é, na falta de sentido na sua existência, no seu poder de destruição e de desunião, na crueldade que traz e na injustiça que alastra.
A decisão de coragem do camponês (que acreditava nos valores cristãos) corrói a vida em família: deixa a esposa e as três filhas expostas à ignorância do vilarejo que não entende nem aceita sua escolha.
De qualquer maneira, o filme é belo, intenso, sensível e de grande potencial. Franz e sua esposa Franziska são inesquecíveis e um exemplo de que o amor é o único caminho para salvar o mundo.
Malick entrega um filme que se destaca ao não retratar o conflito ou seu impacto em grande escala como protagonista da narrativa. A prioridade é contar as histórias de vidas cujos nomes foram esquecidos, sofreram e ainda assim tiveram a ousadia de enfrentá-lo, colocando seus valores e princípios em primeiro lugar.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP