Você Não Estava Aqui (Sorry We Missed You)
País: Reino Unido/Bélgica/França
Ano: 2019
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Direção: Ken Loach
Elenco: Kris Hitchen, Debbie Honeywood e Rhys Stone.
Sinopse: após a crise financeira de 2008, Ricky (Kris Hitchen) e sua família se encontram em situação financeira precária. Ele decide adquirir uma pequena van, na intenção de trabalhar com entregas, enquanto sua esposa luta para manter a profissão de cuidadora. No entanto, o trabalho informal não traz a recompensa prometida e, aos poucos, os membros da família passam a ser jogados uns contra os outros.
Crítica: Ken Loach retrata aqui, como em seus filmes anteriores, a realidade: uma sociedade que escraviza, que limita nossas ações, que impede que tenhamos uma vida plena, mesclando trabalho e lazer, que nos rouba o tempo de estar em família.
O centro da história é uma família, cujo pai tenta tornar-se autônomo achando que aquilo o salvará da crise financeira, que o valor a ser ganho o permitirá pagar as dívidas, viajar e oferecer um futuro melhor para seus filhos.
A contramão vem logo no início da trama, quando se percebe que não é tão fácil e simples quanto parece. Na primeira dificuldade, o “vendedor” do negócio não cede, não abre exceções, não pensa, não sente. Parece um robô.
A sucessão de problemas fecha as portas e sufoca a família que poderia estar em qualquer lugar do mundo.
Como conseguir tempo para ganhar dinheiro na vida contemporânea? Como obter tempo para cuidar dos filhos se nos tornamos presos a um sistema financeiro que nos suga?
Os diálogos expositivos sobre a vida atual são excelentes. O momento presente é cruel. É uma luta constante contra o tempo que passa rápido e nos consente poucos alívios, poucos prazeres, poucos risos, e quase nenhuma liberdade.
Avaliação: ****
0 comentários:
Postar um comentário