Frankie
País: França/Portugal
Ano: 2019
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Direção: Ira Sachs
Elenco: Isabelle Huppert, Brendan Gleeson, Marisa Tomei e Jérémie Renier.
Sinopse: Frankie (Isabelle Huppert) é uma famosa atriz francesa. Quando descobre estar muito doente, com perspectiva de morrer dentro de poucos meses, ela se refugia em Sintra, Portugal, onde pretende passar os seus últimos dias, ao lado dos familiares, que aos poucos descobrem a gravidade da situação.
Crítica: o longa-metragem parte de uma premissa simples: uma viagem leva uma dezena de personagens até a cidade de Sintra (Portugal) para se encontrarem com Françoise Crémont (Isabelle Huppert), vítima de um câncer terminal.
O roteiro depende, basicamente, de diálogos. A chegada das pessoas em duplas ocorre naturalmente; as conversas fluem sobre diversos assuntos: amores, divórcios, problemas financeiros e planos (e dúvidas) para o futuro.
Um roteiro leve e bem construído, com atores de talento. Ainda que o tema seja sombrio – a proximidade da morte – não há incômodo em ver a trama. As interações entre parentes, conhecidos e desconhecidos (convidados por Françoise) são bem interessantes. Conversa-se bastante e é bom ouvir e ser ouvido.
Uma história despojada, mas com muito a dizer e um desfecho com uma mensagem sensível (longe de ser melodramática).
O filme foi exibido no 72º Festival Internacional de Cinema de Cannes, em maio de 2019, e na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro do mesmo ano.
Avaliação: ***
0 comentários:
Postar um comentário