segunda-feira, 20 de abril de 2020

Viajante da Meia-Noite (Midnight Traveler)

País: EUA/Qatar/Reino Unido/Canadá
Ano: 2019
Gênero: Documentário
Duração: 88 min
Direção: Hassan Fazili
Elenco: -

Sinopse: um relato em primeira pessoa da saga do diretor afegão Hassan Fazili e sua família na busca por asilo. Depois de ter chamado a atenção dos fundamentalistas com um documentário sobre os combatentes altamente armados do Taliban, em 2015, o grupo islâmico coloca uma recompensa pela cabeça de Fazili. Não tendo outra opção senão fugir com sua esposa e duas filhas, ele narra com precisão as agruras pelas quais os refugiados passam diariamente, em vários pontos do mundo.

Crítica: o documentário filmado somente com três celulares é sensacional. O "nome" faz juz às inúmeras viagens feitas na calada da noite ou pelo fato de a família de Hassan Fazili dormir ao relento.
Hassan é cineasta e entrevistou, para um dos seus filmes, um ex-combatente do Talibã. Ao revelar segredos, despertou a ira do grupo extremista e precisou fugir do Afeganistão com sua esposa (também cineasta) e seus dois filhos. Caso contrário, seriam mortos.
Passou por vários campos de refugiados na Europa durante alguns anos. No caminho, de um país a outro, caronas e noites a céu aberto. Fome, sede, frio, medo, insegurança e incertezas. Os filhos adolescentes sofrem com a instabilidade, a mudança constante e a ausência de uma lar de verdade.
Ainda que as condições nos campos não sejam ótimas, é melhor do que dormir na rua. O problema é a longa espera por asilo em algum país do mundo e a xenofobia. Na Bulgária, ocorre o caso mais extremo. Agressão quando tentam ir a um mercadinho; protestos contra a presença deles e de outros imigrantes na frente do campo e o injusto aprisionamento deles (quando quem deveria ter sido detido era o grupo de “nazis”).
Por fim, Hassan e seus familiares conseguem asilo na Alemanha.
O documentário “caseiro” capta bem a dor de não se estar em casa, o processo de adaptação da família aos locais e às situações, o crescimento dos filhos, os questionamentos sobre o futuro.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP