O Poço (El Hoyo)
País: Espanha
Ano: 2019
Gênero: Ficção
Duração: 94 min
Direção: Galder Gaztelu-Urrutia
Elenco: Ivan Massagué, Zorion Eguileor, Alexandra Masangkay, Antonia San Juan e Emilio Buale.
Sinopse: dentro de um sistema prisional vertical, os presos são designados para um determinado nível e forçados a racionar alimentos a partir de uma plataforma que se move entre os andares. “O Poço" é uma alegoria social sobre a humanidade em sua forma mais sombria e faminta.
Crítica: "Se todos comessem apenas o que precisam, a comida chegaria ao andar mais baixo". Tal afirmativa resume bem a ideia do filme, que é difícil de assistir.
Com diálogos fortes e imagens por vezes asquerosas, o longa traz à tona a realidade que não queremos ver e uma mensagem incrivelmente atual, para o mundo todo. O egoísmo extremado, o desejo de posse, o desrespeito ao outro, a ganância, a gula, a fúria, o desespero. O que somos capazes de fazer quando em circunstâncias extremas? Até que ponto mantemos a nossa civilidade? Até quando somos humanos? O que nos transforma em animais?
A história tem um cenário sombrio e se passa dentro de uma estranha construção, como um prédio com um poço no meio, pelo qual pessoas recebem comida em uma plataforma que desce do andar mais alto ao mais baixo.
O que começa como um banquete luxuoso vai descendo de andar em andar. Assim, quem está abaixo se alimenta dos restos de quem está acima. Ou seja, quanto mais inferior o seu nível, menos você come.
Uma crítica à ostentação e à verticalidade social. Parece familiar, não?
Avaliação: ****
0 comentários:
Postar um comentário