terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

O Segredo de BrokeBack Mountain

Título original: BrokeBack Mountain
Ano: 2005
País: EUA
Gênero: Drama
Duração: 134 min
Direção: Ang Lee
Elenco: Jake Gyllenhaal, Heath Ledger, Michelle Williams, Anne Hathaway, Randy Quaid, Linda Cardellini e Anna Faris.

Sinopse: estado americano de Wyoming, verão de 1963. Dois jovens rapazes, um rancheiro e um peão de rodeio, têm suas vidas cruzadas ao trabalharem juntos pastoreando ovelhas no alto da montanha Brokeback. Ennis Del Mar (Heath Ledger) é um jovem órfão, reservado e com um passado traumático que o impede de descobrir sua própria identidade. Jack Twist (Jake Gyllenhaal) é o seu oposto: brincalhão e expansivo, sabe exatamente quem é e o que deseja.
Ennis busca neste emprego temporário dinheiro para poder se casar e ter uma vida estável. Jack não sabe exatamente qual é o destino que vai seguir. Em comum, o anseio a uma vida melhor no meio de um estado que parece ainda perdido no tempo. Os rapazes jamais poderiam imaginar que um simples trabalho de verão pudesse marcar suas vidas para sempre.
Crítica: filme marcante, que causa comoção e reflexão. Mesmo tratando de homossexualismo, a história é tão bem construída que não faz diferença ser hetero ou homo. O amor relatado na trama não discrimina e quebra preconceitos. Aborda o verdadeiro sentido sobre a intolerância, sobre a falta de amor ao próximo, sobre como somos cruéis uns com os outros, num mundo em que esquecemos que há diferentes raças, diferentes credos, diferentes opções sexuais, mas que somos todos seres humanos.
Os dois caubóis não se consideram gays, não agem como tais e não pretendem levar aquilo adiante depois da noite na montanha. É aí que entra o tom dramático, pois surge o conflito entre a identidade sexual e a repressão social, pois eles simplesmente não sabem o que fazer com este amor. Somente quatro anos depois é que se voltam a se encontrar, já casados e com famílias constituídas, mas ainda com a chama da paixão. Continuam incapazes de assumir os sentimentos e passam a vida pagando os próprios pecados. Aqui, reside a força do filme.
Grande parte do mérito cabe a Heath Ledger, que vive o personagem Ennis, mais complexo e rico de toda a história, de passado sofrido e que enfrenta o grande dilema entre seguir a vida considerada normal pela sociedade ou se entregar a grande paixão que nutre por Jack. O trabalho de composição de Ledger para esse trabalho é incrível: o tom de voz, o sotaque, a postura em cena. Sua performance é tão soberba que ele acaba se sobressaindo sobre Jake Gyllenhaal, que tem um personagem de maior empatia, mas que acaba sendo diluído a partir do meio do filme em situações desnecessárias. Essas cenas supérfluas, se desprezadas na edição final, trariam bem-vindos quinze minutos a menos na projeção.
Curiosidade: Brokeback Mountain foi o décimo longa-metragem de ficção de Ang Lee, agraciado com o Oscar, em 2006, nas categorias de Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado.
Avaliação: *****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP