domingo, 5 de fevereiro de 2006

Memórias de Uma Gueixa

Título original: Memoirs of a Geisha
País: EUA
Ano: 2005
Gênero: Romance
Duração: 145 min
Direção: Rob Marshall
Elenco: Ziyi Zhang, Ken Watanabe, Michelle Yeoh, Gong Li, Ted Levine, Koji Yakusho e Karl Yune.

Sinopse: em 1929, Chiyo (Ohgo Suzuka) é uma menina pobre vendida a uma casa de gueixas na cidade japonesa de Kyoto. Logo ela começa a ser maltratada pelos donos e, também, pela principal gueixa, Hatsumomo (Gong Li), invejosa de sua beleza natural. Até que Chiyo é acolhida pela maior rival de Hatsumomo, Mameha (Michelle Yeoh). Sob sua tutela, Chiyo torna-se a gueixa Sayuri (Ziyi Zhang). Como uma gueixa reconhecida, ela passa a fazer parte de uma sociedade cheia de riquezas, privilégios e intrigas, até que a Segunda Guerra Mundial abala o Japão. Uma adaptação do best-seller de Arthur Golden.
Crítica: com acabamento magnífico, tanto visual quanto sonoro, cenários reconstituídos com esmero, figurinos de encher os olhos e fotografia inspiradíssima. Mas a adaptação do livro para o filme não foi muito satisfatória, repleta de clichês e melodramas, que poderiam ter sido melhor dosados.
Além disso, a escolha das três atrizes mais conhecidas do cinema chinês atual no papel de japonesas em vez de utilizar a mão-de-obra local gerou polêmica. Os japoneses criticaram a expressão facial das atrizes e até as roupas, dizendo não retratar a realidade, o que prejudicaria ainda mais a já difícil compreensão dos ocidentais sobre a profissão gueixa.
Debates à parte, o filme é um belo romance, com boa atuação da menina Ohgo Suzuka como Chiyo e de Ken Watanabe como Presidente, o interesse romântico de Sayuri.
Curiosidade: em 2006, conquistou 3 estatuetas no Oscar: Direção de Arte, Fotografia e Figurino.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP