sábado, 9 de setembro de 2006

A Pequena Jerusalém

Título original: La Petite Jérusalem
País: França
Ano: 2005
Gênero: Drama
Duração: 94 min
Direção: Karin Albou
Elenco: Fanny Valette, Elsa Zylberstein, Bruno Todeschini, Hedi Tillette e Aurore Clément.

Sinopse: no subúrbio de Paris habitado por imigrantes judeus do norte da África conhecido como "Pequena Jerusalém”, a jovem judia Laura (Fanny Valette) se apaixona por rapaz muçulmano. Com ela vivem sua irmã mais velha, que estuda as leis hebraicas para satisfazer os desejos do marido religioso, e a avó supersticiosa.
Crítica: drama modesto e sério sobre os conflitos entre a modernidade e a religião no quadro do choque de culturas da França atual.
A jovem Laura é de família judia ortodoxa e estuda filosofia em Paris, mirando-se no exemplo de Immanuel Kant. Mas tem problemas com o fato de morar no bairro judaico da periferia de Paris e sente-se atraída por um árabe de Tunísia, em situação ilegal na França. A obsessão sexual a deixa desorientada. Corre paralelamente a história de sua irmã mais velha, que não consegue ter prazer sexual por seguir rigorosamente as leis da religião, mas que muda ao ouvir os ensinamentos de uma orientadora religiosa para evitar que o marido seja infiel.
A crise da heroína não parece convincente porque, a princípio, o filme a havia marcado como uma estudiosa e informada filósofa – capaz, portanto, de racionalizar e entender o processo pelo qual está passando.
De qualquer forma, o longa dá uma visão interessante, sem forçar polêmicas, de um problema real e mais contemporâneo do que se imagina. Tudo mostrado com simplicidade, boa fotografia e até talento. Fanny Valette, que vive a protagonista, foi indicada aos Césars (o Oscar francês) de longas, como estreante e revelação.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP