sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ensaio sobre a Cegueira

Título original: Blindness
País: Brasil/Canadá/Japão
Ano: 2008
Gênero: Drama, suspense
Duração: 124 min
Direção: Fernando Meirelles
Elenco: Julianne Moore, Danny Glover, Alice Braga, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Don McKellar, Maury Chaykin e Martha Burns.

Sinopse: conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. Tal "cegueira branca", assim chamada porque as pessoas infectadas passam a ver apenas uma superfície leitosa, manifesta-se primeiramente em um homem no trânsito e, lentamente, espalha-se pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos a meros seres lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. À medida que os afetados pela epidemia são colocados em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença.
Crítica: o foco do filme não é desvendar a causa da doença ou sua cura, mas mostrar o desmoronar completo da sociedade que perde tudo aquilo que considera civilizado.
Ao mesmo tempo que presenciamos o colapso da civilização, um grupo de internos tenta reencontrar a humanidade perdida. O brilho branco da cegueira ilumina as percepções das personagens principais, e a história torna-se não só um registro da sobrevivência física das multidões cegas, como também dos seus mundos emocionais e da dignidade que tentam manter. As situações expostas no longa prendem a atenção do espectador que é alertado para a valorização da vida. Uma reflexão sobre o que o ser humano é capaz quando se depara com fatos inesperados e difíceis de suportar.
Os cenários estão perfeitos e o elenco cumpre sua performance muito bem, principalmente Julianne Moore.
Um filme bastante forte. Impossível não refletir sobre ele após o término da sessão.

Curiosidade: 'Ensaio sobre a Cegueira' é do escritor português José Saramago, vencedor do prêmio Nobel.
O roteiro ficou a cargo de Don Mckellar, de 'O Violino Vermelho'.
Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP