sexta-feira, 22 de maio de 2009

Os Falsários

Título original: Die Fälscher
País: Alemanha/Áustria
Ano: 2007
Gênero: Drama, guerra
Duração: 98 min
Direção: Stefan Ruzowitzky
Elenco: Karl Markovics, August Diehl, Devid Striesow, Martin Brambach, August Zirner, Veit Stübner, Sebastian Urzendowsky, Andreas Schmidt, Tilo Prückner, Lenn Kudrjawizki, Norman Stoffregen, Bernd Raucamp, Gode Benedix, Oliver Kanter e Dirk Prinz.

Sinopse: história real da maior operação de falsificação de todos os tempos, promovida pelos nazistas em 1936. Em Berlim, o judeu Salomon, "Sally" Sorowitsch (Karl Markovics), é conhecido como o rei da falsificação. Mas sua fase de sorte naufraga quando é preso por Friedrich Herzog (Devid Striesow), superintendente da SS. Levado para o campo de concentração Mauthausen, Salomon mostra suas habilidades e é transferido para Sachsenhausen. Lá encontra Herzog, que o coloca numa missão secreta. Salomon e um grupo de profissionais são forçados a produzir centenas de milhares de notas de dinheiro falso. Chamada de Operação Bernhard, o dinheiro seria para financiar a guerra e, supostamente, melhorar a economia alemã.

Crítica: inspirado no livro que conta as experiências de Adolf Burger durante o período em que ficou enclausurado e foi obrigado pelos nazistas a falsificar dinheiro. O fato de ser baseado em fatos verídicos concedeu ao filme uma grande carga de autenticidade. Os personagens (com excelente atuação) são bem emocionantes e os questionamentos que eles fazem sobre seu papel na guerra são extremamente profundos.
O enredo ganha maior impulso no momento em que os judeus percebem o tamanho do poder que têm em mãos: se atrasarem a produção de dinheiro falsificado, eles atrasam todo o avanço do Exército Alemão. Para retardar o máximo possível, eles burlam falhas no procedimento de falsificação e fazem lotes e mais lotes de cópias inúteis de dinheiro, testando a paciência dos carcereiros e arriscando suas vidas.
Sem dúvida, uma obra de grande valor cinematográfico, que surpreende por revelar um outro lado da história.
Curiosidade: vencedor na categoria do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2008.
Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP